Notícias

Por uma cidade neutra e resiliente: audiência do Plano de Ação Climática é realizada em João Pessoa

A prefeitura de João Pessoa realiza na noite desta quarta-feira (8), no espaço da Exposição Floresta Branca, a segunda audiência pública para apresentação e discussão do Plano de Ação Climática (PLAC) da cidade, que integra o Programa João Pessoa Sustentável e vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam).

Com o objetivo de desenvolver uma cidade mais resiliente e neutra em emissões de carbono, o Plano de Ação Climática de João Pessoa começou a ser desenvolvido em novembro de 2021. Foram levados em conta os riscos de inundações, deslizamentos, aumento do nível do mar, proliferação de vetores de arboviroses (doenças transmitidas principalmente por mosquitos), secas e ondas de calor com projeções para 2030, 2050 e 2070. Toda a coleta de dados foi feita pelo Consórcio WayCarbon/ICLEI América do Sul  em parceria com a Defesa Civil e mais sete secretarias. Áreas rurais e urbana foram mapeadas.

O PLAC traz o inventário de emissões de gases de efeito estufa, a pegada hídrica e a análise de riscos climáticos em João Pessoa. O documento, que deve ser finalizado e entregue em abril, também propõe ações de mitigação e adaptação para o desenvolvimento urbano sustentável da cidade nos próximos anos.

 Audiência – O evento tem o propósito de mobilizar a população e os agentes públicos para o fortalecimento de suas participações no desenvolvimento do Plano, contextualizando os participantes sobre as etapas de desenvolvimento do projeto e o atual momento, além de validar o Plano de Ação Climática.

“É uma oportunidade para pensar João Pessoa como uma cidade sustentável, uma cidade para o futuro, uma cidade que preza pela zero emissão de carbono e que busca alcançar um município de qualidade ambiental”, declarou o secretário municipal de Meio Ambiente de João Pessoa, Welison Silveira.

Com informações da Assessoria