Política com pimenta

Pedido de impeachment: derrotados nas urnas, bolsonaristas tentam tirar Lula à força

Um grupo de 33 parlamentares da extrema-direita, entre eles o paraibano Cabo Gilberto (PL), ainda inconformado com a derrota de Jair Bolsonaro (PL), quer tirar o presidente Lula (PT) à força e apresentou um pedido de impeachment contra ele.

A acusação é de que Lula teria ameaçado o senador e ex-juiz Sérgio Moro (União-PR), que tramou para a prisão do petista e o prendeu sem provas. Lula também á acusado de crime de responsabilidade por supostamente “atacar às instituições de combate à corrupção” e atribuir denúncia de Moro sobre um suposto plano de organização criminosa para matá-lo, o que está sendo apurado pelas autoridades competentes, a uma armação. Os deputados bolsonaristas dizem que o comportamento do presidente causa instabilidade ao país.

Por certo esqueceram de todos os ilícitos de Bolsonaro contra a saúde pública e as instituições da democracia e que, por isso, o ex-presidente está sendo investigado. A denúncia soa anacrônica, mas bate com a natureza bolsonarista. Dificilmente o pedido de impeachment avançará porque faltam clima e motivos para tal (vide art.85 da CF/88 e a Lei nº 1.079/1950), mas é a demonstração de que aos extremistas sobra cinismo e pouco ou nenhum apreço à democracia.

Foto da capa: Portal da Capital