Educação, Paraíba

João Azevêdo anuncia reajuste de 80% para professores do estado

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), anunciou que vai conceder reajuste de 80,02% para professores prestadores de serviço do estado. O aumento já começa a ser pago a partir do próximo mês de julho. O gestor aproveitou o lançamento do programa Alfabetiza Mais Paraíba para informar sobre a medida. Segundo o gestor, o reajuste tem o objetivo de equiparar os salários dos professores efetivos e temporários.

De acordo com o governador, de 2019 até 2023 os professores efetivos, tiveram 80,02% de aumento no salário, enquanto os professores prestadores de serviço tiveram aumento apenas na variação do salário mínimo. “A partir de julho, os professores terão um reajuste de 80,02% como forma de diminuir essa diferença e agora o estado tem essa condição”, assegurou o governador. Na Paraíba, segundo o Sagres PB, há 7.739 contratados como ‘prestadores professor’. O número é relativo ao mês de fevereiro, o mais atualizado no sistema do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

“Existe uma distorção, que nós vamos resolver que é entre o salário do professor efetivo e do prestador de serviço. Os professores efetivos tiveram no nosso governo 80,02% de aumento no salário. Os professores prestadores têm aumento na variação do salário mínimo. A partir de julho os professores prestadores de serviço terão reajuste de 80,02%. Como forma da gente diminuir essa diferença, é uma questão de justiça”, afirmou Azevêdo, que esteve ao lado do Ministro da Educação do governo Lula, Camilo Santana.

Ao participar do lançamento do ‘Alfabetiza Mais Paraíba’, o  titular da pasta da educação destacou o esforço da gestão estadual em implantar o ensino integral nas escolas. “A Paraíba é pioneira na implementação do ensino integral e eu destaco aqui o protagonismo do governador João Azevêdo, que teve uma dedicação integral a este projeto”, disse, completando sobre as ações de educação no estado que “a Paraíba está se antecipando na construção de uma nova educação e este é um compromisso de João”, pontuou.

Além do Ministro, ainda participaram da solenidade deputados federais, estaduais e prefeitos. O programa ‘Alfabetiza Mais Paraíba’, conta com investimentos na ordem de R $23 milhões para garantir que as crianças sejam alfabetizadas até os sete anos.

O governador ressaltou que a alfabetização da criança até os sete anos garante um aprendizado acima da média, porém, é preciso atuação forte dos municípios nessa área, mesmo com as limitações para implantação de políticas públicas. O programa prevê suporte, preparação de professores, fornecimento de materiais e premiação para as 100 escolas que apresentarem os melhores índices de alfabetização.

“Tudo isso será implantado a partir de um Projeto de Lei que nós vamos encaminhar à Assembleia Legislativa. Espero a aprovação rapidamente para que possamos colocar em prática”, disse o governador, que deve contar com a ampla maioria dos parlamentares da Casa. Azevêdo não tem enfrentado dificuldade na aprovação de matérias que envia ao legislativo.

Para o ministro da Educação, Camilo Santana,  o regime de colaboração entre Governo Federal, Estadual e municípios deve ser fundamental para oferecer um ensino de qualidade às crianças e adolescentes.

“A Paraíba hoje parte na frente, lança seu programa estadual com a pactuação com os municípios no regime de colaboração. É preciso que as nossas crianças sejam alfabetizadas na idade certa nós todos precisamos dar as mãos”, afirmou o ministro.