Brasil

Caso da atriz Larissa Manoela impulsiona debate sobre relação tóxica com os pais

Ao primeiro momento pode parecer algo sutil, mas com o tempo, os sinais ficam cada vez mais claros: críticas excessivas, depreciação constante, chantagem emocional e cobranças descabidas são características claras da relação entre um filho e um pai ou mãe narcisista. O tema vem sendo muito debatido após a atriz Larissa Manoela expor a relação complicada que vem vivendo com os pais.

A artista chegou a abrir mão de parte do patrimônio e denunciou desconhecer as movimentações financeiras feitas pela mãe e pai em sua empresa. Após o depoimento, internautas acusaram Silvana e Gilberto (pais de Larissa Manoela) de serem narcisistas.

Com um relacionamento afetado pelo comportamento tóxico, o filho pode enfrentar problemas de autoestima, sem segurança em suas escolhas e com tendência à ansiedade e depressão. A análise é do psicólogo da Hapvida NotreDame Intermédica, Marcos Sueudy, que aponta que esses comportamentos são gerados por conta do estresse de querer agradar os pais o tempo todo. “Eles se esforçam para satisfazer os desejos do pai e buscam ser quem não são”, avalia.

Na constante busca de atingir as expectativas do narcisista, o filho pode enfrentar ainda dificuldades em estabelecer a própria identidade. O especialista conta que um comportamento comum é a vítima reprimir a própria personalidade e objetivos de vida para satisfazer o genitor abusivo.

A condição é na verdade um transtorno de personalidade, que afeta a visão de si mesmo e a visão do outro. Narcisistas não costumam ter empatia ou consideração pelos sentimentos e necessidades dos outros. No caso de pais narcisistas, eles costumam colocar suas vontades acima do bem-estar dos filhos, o que pode gerar situações extremas e desgaste emocional.

Conseguir sair desse contexto familiar abusivo não é fácil. A terapia familiar pode ajudar a organizar a relação, mas o psicólogo alerta que um narcisista dificilmente procurará ajuda ou reconhecerá as próprias condutas.

“Se o filho perceber que não há como mudar ou ajudar, é importante ele decidir seguir sua missão, seus objetivos para encontrar o seu sentido de vida e tornar o narcisismo um degrau a ser vivido e vencido. Se os pais não aceitarem ajuda, os filhos precisarão seguir com resistência à manipulação dos pais, fazerem o possível para não dar brecha às cobranças, chantagens e acusações que são presentes nessa relação”, afirma.

Relação saudável – Sueudy pontua que o segredo para uma relação familiar saudável é saber estabelecer limites e entender o papel de cada um. “Um ambiente de apoio e amor só poderá ser vivido na real se no processo de criação destes limites houver parceria, equidade e respeito na família”, detalha.

Ainda conforme o psicólogo, a comunicação, além de aberta, deve ser empática e sensível, respeitando as emoções e necessidades uns dos outros.