Notícias

Deputados aprovam LOA 2024 e encerram ano legislativo

Foi durante uma sessão ordinária itinerante no município de Conceição, no Alto Sertão paraibano, que os deputados estaduais encerraram o ano legislativo. Além da votação da Lei Orçamentária Anual (LOA-2024), a sessão também foi marcada pela chegada de dois suplentes à Casa.

Os parlamentares apreciaram o PPA – Plano Plurianual – do Estado da Paraíba para o quadriênio 2024-2027, e a Casa de Epitácio Pessoa deu posse à deputada Leonice Lopes. Logo em seguida, os parlamentares seguiram para a cidade de Itaporanga, no Vale do Piancó, para apreciarem a Lei Orçamentária Anual e encerrarem o ano legislativo.

A Casa legislativa aprovou o PL 1.093/2023, do Governo do Estado, que trata do Plano Plurianual para o quadriênio 2024-2027. O texto enviado ao Legislativo é, na verdade, o planejamento governamental, contendo Diretrizes, Programas Temáticos, Objetivos, além de Metas do Poder Executivo para despesas, para programas de duração continuada, assim como, a garantia de políticas públicas durante o período.

Na mensagem enviada à Assembleia, a Gestão Estadual destaca que o PPA da Paraíba articula uma visão de futuro com o objetivo de construir “uma Paraíba em boa governança, sustentável, inteligente e inovadora, com cidadania e respeito às diversidades e aos povos tradicionais”.

Caberá à Lei Orçamentária Anual (LOA) detalhar as despesas para cada ano de vigência do PPA aprovado hoje pela Comissão de Orçamento.

Em Conceição, os deputados aprovaram ainda o Projeto de Lei Ordinária nº 672/2023, de autoria do presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino, garantindo às pessoas que sofrem com a obesidade políticas públicas com objetivo de promover a sua inclusão, a proteção à saúde e aos direitos, tratamento adequado, combate ao bullying, assistência social e trabalho. O texto institui no Estado da Paraíba o Estatuto da Pessoa com Obesidade, que dará as diretrizes de ações do poder público para os cuidados com os obesos.

Galdino destacou ainda que a obesidade traz impactos sociais relacionados à diminuição da qualidade de vida e a perda de produtividade, além de estigmas e preconceitos. Para Adriano são “atitudes que prejudicam os relacionamentos e reduzem o bem-estar emocional das pessoas com sobrepeso e obesidade”, observou.