Colunista

João Matias

Escritor, sociólogo e professor. Doutor em Sociologia (UFPE), professor vinculado à Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Coordenador Pedagógico do Programa Celso Furtado de Inovação Educacional e Desenvolvimento Regional (SEECT-PB). Autor de livros em literatura e quadrinhos, além de ensaios, coletâneas e demais livros de pesquisas nas áreas de pensamento social, cultura e educação. A coluna abordará as diferentes dimensões e interfaces entre a educação e a cultura voltados para a compreensão do Brasil e, nas palavras do economista Celso Furtado, sua “construção interrompida”."Escritor, sociólogo e professor. Doutor em Sociologia (UFPE), professor vinculado à Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Autor de livros em literatura e quadrinhos, além de ensaios, coletâneas e demais livros de pesquisas nas áreas de pensamento social, cultura e educação. A coluna abordará as diferentes dimensões e interfaces entre a educação e a cultura voltados para a compreensão do Brasil e, nas palavras do economista Celso Furtado, sua “construção interrompida”. João Matias assina a coluna Educação, Cultura e Pensamento.

ÚLTIMAS POSTAGENS

Celso Furtado e a criação literária

O economista Celso Furtado tentou por três vezes escrever um romance. Ou romances. Sim, ele sempre teve uma ligação com a literatura. Após a segunda guerra mundial, aos 25 anos, publicou um livro de contos chamado De Nápoles à Paris:…

Ler mais

Réquiem para Noémia de Sousa

De vida itinerante, Noémia de Sousa era considerada a mãe dos poetas de Moçambique. Seu único livro publicado foi o Sangue Negro, que reúne poemas dispersos espalhados entre jornais e revistas. Afirmou, certa feita, que não gostaria de vender seus…

Ler mais