A dura face da nova direita

Lúcio Flávio Vasconcelos –

O deputado Daniel Silveira (PSL) representa a quintessência da direita populista no Brasil. Ela ganhou espaço político a partir da crise do governo petista, estopim para as mega manifestações que tomaram conta das ruas do país em 2013.

Discurso antidemocrático, descrédito dos direitos humanos, exaltação da ditadura militar, críticas ácidas às instituições estabelecidas e culto à violência fazem parte do método político dos seus integrantes.

O fenômeno da ascensão da direita populista tem ocupado o cenário político mundial. Em vários países como França, Alemanha, Áustria, Holanda, Polônia e Hungria estão organizados em partidos bem estruturados. O ex-presidente Donald Trump é exemplo maior de um líder populista de direita.

No Brasil, a direita populista está representada pela família Bolsonaro e seus seguidores. Até o momento, eles estão distribuídos em diversos partidos, sendo o PSL o principal deles.

Em 2022, haverá um grande embate político entre as forças democráticas e a direita populista. Caberá aos eleitores decidir qual será o melhor caminho para o Brasil.