Como atrair mais clientes para seu perfil empreendedor nas Redes

Samya Negreiros –

Vou ser direta com vocês contando um pouco da minha experiência assim, de cara! Como pude atrair mais clientes para o meu negócio? Aparecendo mais! Isso mesmo. Mostrei quais eram meus serviços, falei sobre meu trabalho e procurei ajudar pessoas.

Meus amigos, vocês não fazem noção do quanto as redes sociais são uma vitrine incrível para nos tornar referência no mercado e fazer nossos produtos e serviços serem conhecidos. Por isso, irei direcioná-los ao Empreender Online. Vocês precisam usar as plataformas digitais a seu favor.

Lembrem-se: pessoas se conectam com pessoas. Sendo assim, é primordial dar cara ao seu negócio para que outras pessoas saibam quem está por trás das telas, sejam do computador ou do smartphone.

Reparam que gosto das dicas, né? Então vamos a elas!

Para atrair mais clientes por meio do universo on line, é preciso:

1) Criar conteúdo certo para a sua persona, ou seja, para seu cliente ideal. Baseie-se em dados reais sobre comportamento e características dos clientes. Ex: histórias de superação, angústias, objetivos, desafios etc. Lembre-se de que o Instagram não é um shopping.

2) Há momento para tudo, inclusive para criar conteúdo longo de modo que as pessoas te conheçam melhor. Faça lives e utilize o stories. É no conteúdo longo que sua persona ficará com você por mais tempo e terá uma maior oportunidade de conhecer seu negócio e suas ideias.

3)  Aproveite Direct Message, ou mensagem direta. O instagram vai entender que teu conteúdo é MUITO BOM e vai te dar mais credibilidade quando notar que muitas pessoas te procuram no direct e respondem teus stories, por exemplo . Isso tudo é muito poderoso para sua visibilidade.

4) E as Hashtags? Use-as com moderação. Explico. Lembre-se que quando você posta algo, o Instagram fornece seu conteúdo apenas para 10% do teu público base, isto é, para quem mais interage com você, te assiste, curte tuas postagens, fala contigo via direct. Quando você usa hashtags, isso acaba dividindo o público e atraindo quem, talvez, não curta seu conteúdo. Agora, se você vende produtos e até presta serviço muito específico, essa estratégia pode ser boa para te dar visibilidade. Veja onde se enquadra seu negócio.

5) Stories.  A ideia de produzir um conteúdo que irá desaparecer em 24 horas não deve desencorajá-lo. É importante aproveitar este formato para captar a atenção desse público, gerar conexão com a sua marca e tráfego para sua loja – inserindo links nos stories e usando a opção arrastar para cima ou clicar no link da Bio.

6) Fazer promoções gera resultado positivo? Promoções demais atrapalham, por isso devem ser usadas de forma estratégica. Dê valor ao seu produto ou serviço para não ficar conhecido só como a loja da promoção. Isso pode afetar a credibilidade do negócio.

ATENÇÃO: Para gerar conteúdo com valor agregado, é preciso conhecer a audiência e saber quais são seus interesses. É importante que não vejam um objetivo comercial nestas publicações. Se a sua loja vende maquiagem, por exemplo, oferecer dicas sobre a make perfeita para uma festa vai gerar mais proximidade com o público do que um anúncio publicitário só com a foto do produto, sem contexto.

7) Utilize as ferramentas do Instagram pra gerar conexão. Coloque links da sua loja ou de uma publicação específica e os usuários do Instagram poderão comprar diretamente da rede social.

8) Guia para empresas: se trata de um site que tem todas as informações necessárias para que marcas aprendam os diversos usos que podem fazer da rede social, desde a publicidade até ideias criativas para conseguir mais seguidores. Você pode acessar clicando.

9) Faça IGTV – É ouro de vendas porque é onde você pode ensinar algo e atrair mais clientes. Conte sua história para deixar fixado no seu feed. Pegue 10 dúvidas mais frequentes da sua audiência e faça, sempre no final, uma chamada para algum produto seu.

10) Faça caixinha perguntando se querem consultoria gratuita e peça para te procurem no Direct.

E como produzir algo? Não faz mal se inspirar em estratégias de perfis de sucesso, mas tudo vai depender da fatia de mercado que você escolheu, tá? Saiba que no início a incerteza é natural e que, devagar, a confiança para produzir algo que tenha a sua assinatura vai chegar.   Não esqueça: quem não é visto não é lembrado. Comece a produzir já!

Que seu negócio possa se desenvolver no digital. Essa é sua grande chance!