Notícias

Eliane garante que vai fortalecer a Guarda Municipal

O município de Pocinhos se destacou pelo pioneirismo ao criar a Guarda Municipal em 2011 e se tornou referência para a região na gestão anterior à do atual prefeito, mas nos últimos anos entrou num processo de sucateamento. Sem qualquer investimento, a Guarda Municipal enfrenta problemas para atender a população com a viatura que passou a rodar com pneus carecas, falta de combustível, de fardamento e desvio de função dos concursados, situação que Eliane Galdino e Pauliano de Lamec pretendem mudar assim que assumirem a gestão municipal.

De acordo com o ex-chefe da Guarda Municipal, Normando Cavalcante, o atual prefeito não pensa na segurança de Pocinhos e não deu o devido valor. “Eu tinha todo apoio e respaldo para trabalhar, é preciso lembrar que montar uma guarda que era algo raro na época foi uma ação muito importante”, disse.

O guarda municipal Adailton Monteiro explicou que as competências primordiais da Guarda não são cumpridas. “A gente lamenta que a legislação não seja cumprida e por isso não podemos exercer nossa função, as prefeituras têm investido na guarda municipal, mas em Pocinhos isso não acontece e isso nos deixa muito tristes. Precisamos de um mínimo de condições e para se ter uma ideia já teve gente que deixou a guarda por não vislumbrar nenhuma melhoria, mas acredito que haja uma mudança e possamos ter estrutura para cumprir as diretrizes”.

Para o guarda municipal, Murilo Leal, a administração municipal não investe na Guarda Municipal e eles estão trabalhando em outras funções, diferente do que ocorria antes “Trabalhamos como vigilantes, porteiros em prédios públicos e não exercemos o papel primordial que é de segurança preventiva, para o qual prestamos concurso. Para completar a guarda é subordinada à Secretaria Municipal de Administração e ao Gabinete do Prefeito que não tem como dar desculpas porque se a outra gestão conseguiu criar e manter uma guarda com tanta eficiência, porque a atual não fez? Então o que queremos é que a guarda volte a ser referçencia e possamos exercer nossas atribuições para as quais prestamos o concurso”.

Segundo a candidata a prefeita de Pocinhos, Eliane Galdino, resgatar a força da Guarda Municipal é uma das prioridades para a área da segurança pública.

Nesta área, Eliane pretende ampliar a guarda municipal para atuação além da área urbana, dentro do projeto de patrulhamento rural e também de um patrulhamento feminino.

Eliane Galdino disse que além do atendimento às necessidades básicas da guarda, haverá a atenção ao cumprimento rigoroso do que determina à lei em relação as atribuições dos guardas. “Vamos equipar nossa base e se for o caso relocá-la para um local mais estratégico, além de dar todas as condições, com viatura, fardamento e outros necessários para que os trabalhadores de segurança do município possam atender a população”.

Eliane também destacou uma importante medida que será a instalação de câmeras de monitoramento de segurança em Pocinhos. “Esta também é uma ação primordial que ajudará a Guarda Municipal e a Polícia Militar, com câmeras de monitoramento haverá inibição de ações criminosas e também suporte aos agentes de segurança”, disse.