Mãe é vacinada e bebê nasce com anticorpos contra a Covid-19, revela estudo
Bastou um dose da vacina da Moderna três semanas antes do parto para que o bebê desenvolvesse anticorpos contra a Covid-19. A descoberta foi feita depois da análise do cordão umbilical da criança. Isso porque a mãe, que é enfermeira e trabalha no tratamento de pacientes infectados pelo coronavírus nos Estados Unidos, estava sendo acompanhada por pesquisadores da Universidade Atlântica da Flórida.
O caso é o primeiro do mundo e foi publicado na revista científica medRvix . De acordo com a ginecologista Cecília Roteli Martins, presidente da Comissão Nacional Especializada de Vacinas da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), mulheres vacinadas na gestão podem transmitir anticorpos de imunizantes para o bebê. “É comum”, diz ela.
Apesar da evidência de redução do risco de infecção pelo SARS-CoV-2 em bebês de mães vacinadas contra a covid, os pesquisadores responsáveis pelo estudo alertam para a necessidade de novos estudos. Segundo eles, é preciso verificar a quantidade de anticorpos neutralizantes virais neses bebês: “pedimos para outros investigadores que criem registros de gravidez e amamentação, assim como conduzam estudos de eficácia e segurança das vacinas de Covid-19 em mulheres grávidas, lactantes e seus filhos”, lembram.
Com informaçãoes do Catraca Livre e D24am