Brasil, Notícias

Em vídeo, advogado fala sobre decisão de Fachin no caso Lula. Assista

O advogado criminalista Victor Barreto falou, a pedido do Blog, sobre a decisão monocrática do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou as condenações de Lula em processos da Operação Lava Jato.

No primeiro vídeo, ele esclarece em que Fachin se baseou para considerar o ex-juiz Sérgio Moro incompetente para julgar ações contra Lula com relação ao sítio de Atibaia, ao triplex do Guarujá e as doações ao Instituto Lula. Veja:

 

Questionado sobre  a possibilidade de a decisão monocrática sofrer alteração na 2ª turma do STF, Victor Barreto, foi taxativo: pouco provável. Segue o vídeo:

 

Victor Barreto complementou:

 

 

A defesa de Lula não precisou recorrer. O ministro Gilmar Mendes, presidente da 2ª turma do STF, colocou a suspeição de Sérgio Moro em votação. Fachin chegou a pedir o adiamento, mas, por 4 a 1, foi voto vencido. Ministros  julgam agora a imparcialidade do ex-juiz no caso Lula.

Em seu pronunciamento, Mendes disse que o modelo de Moro era “totalitário”, com “comportamento agressivo de investigação e sensibilidade de donzela par as palavras da defesa”, argumentou. Disse mais: houve “absoluta contaminação do processo judicial”.