Notícias

Vereador causa polêmica ao tentar criar o ‘dia do corno’ em Santa Rita

Um projeto de lei apresentado por um vereador da cidade de Santa Rita, na grande João Pessoa, vem chamando a atenção e criando certa indignação e curiosidade entre os moradores da cidade e os que acompanham o cenário político da Paraíba. É o Projeto de Lei de 066/2022 apresentado pelo vereador Luciano Serrano (PSDB),  conhecido popularmente como ‘Nininho do Bode’ que institui o “Dia do Corno” como símbolo folclórico no município.

Leis que tratam de instituir datas comemorativas são comuns em Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas pelo Brasil , no entanto, a cidade não teria ligação com o tema historicamente. Santa Rita possui 133.927 habitantes, sendo o terceiro maior colégio eleitoral do Estado com 92.936 eleitores e como tantos outros tem grandes problemas estruturais de saúde, educação e moradia. No entanto, o parlamentar voltou as intenções em destinar à cidade um dia do corno. Apesar de engraçada, à primeira vista, a lei trata sobre o tema da traição. Pela cultura nordestina, diz-se ‘corno’ a pessoa que é traída pelo companheiro, namorado (a) ou marido/ esposa. Outro grave fator são  os números de feminicídios que assolam a Paraíba. O feminicídio é o homicídio cometido contra mulheres que é motivado por violência doméstica ou discriminação de gênero. O crime,  na maior parte das vezes está relacionado ao machismo, ao ciúme e ao fim dos relacionamentos.

O Projeto de Lei 066/21, de autoria do vereador Luciano Serrano (PSDB), mais conhecido como Nininho do Bode, foi apresentado na Câmara Municipal. O dia escolhido é 26 de junho. O parlamentar chegou a falar sobre a repercussão da proposta: “Até os cornos que hoje reclamam da proposta vão comemorar”. Ele continuou dizendo que vão aparecer na comemoração “os cornos, os futuros cornos e os simpatizantes”.

Para justificar o Projeto de Lei, o vereador disse que “corno” é uma figura folclórica da cidade. O vereador sugeriu ainda que a cidade possa virar destino turístico por causa da data.

A votação do Projeto de Lei está previsto para esta quinta-feira (27), na comissão de Constituição e Justiça. Apesar do empenho, a Câmara Municipal da cidade rejeitou recentemente, um Projeto de Lei que previa um auxílio emergencial financeiro às famílias do município, afetadas pela pandemia.