Notícias, Paraíba, Política

Disputa por vaga no senado começa a esquentar na Paraíba. Saiba quem são os sete possíveis candidatos

As eleições para o senado serão somente no ano que vem, mas a demarcação de territórios já está acontecendo na Paraíba e vem deixando muitos políticos com olhos brilhando, diante do desejo de ocupar uma cadeira no congresso. A disputa é para a única vaga, que foi deixada pelo senador José Maranhão (MDB), que morreu no ano passado, vítima de complicações da Covid-19. A suplente Nilda Gondim, do mesmo partido, já descartou a possibilidade de disputar uma reeleição. O espaço em aberto desperta o interesse de pelo menos sete políticos.

Um dos primeiros a se lançar candidato e a começar a busca por apoio no estado foi o deputado federal Efraim Filho (DEM). Por ter saído na frente nesse páreo e já tem garantido um leque de apoios de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e, até mesmo, de deputados e senadores.

 

Outro a lançar o nome foi Bruno Roberto (PL). O ex-candidato a vice-governador usa a força política do pai, o deputado federal Wellignton Roberto e do irmão Caio Roberto, deputado estadual. Eles têm percorrido cidades paraibanas e usado o saldo das emendas liberadas por Wellington para os municípios.

Mais discreto na disputa está o vereador de segundo mandato Carlão (Patriota). O parlamentar recebeu o convite do presidente estadual do Patriota, Wallber Virgolino, e de Klaus Pereira, presidente municipal. Carlão reafirma compromisso com o povo e diz que será o candidato dos vereadores, porque são eles que conhecem verdadeiramente as cidades.

OPINIÃO: O tamanho de Luciano Cartaxo, o seu futuro e dos aliados a partir de 2021 - WSCOMAlém desses, ainda aparece o nome do ex- prefeito de João Pessoa, Luciano cartaxo (PV). Sem muita firmeza sobre onde vai plantar sua guerra por votos, Cartaxo tem se dividido entre uma disputa ao governo da paraíba e ao senado. Ora afirmando que vai lançar candidatura ao governo, ora confirmando-se ao senado. Luciano tem sido menos presente das discussões e tem a maior parte do eleitorado na capital, João Pessoa.

O nome do ex-deputado federal Walter Brito Neto (Republicanos) também tem figurado na disputa. No perfil do Instagram, o ex-parlamentar se já lança como opção para o senado, assim como usa o espaço para defender o governo Bolsonaro.

O deputado federal Agnaldo que Ribeiro é um dos nomes mais ventilados nas conversas políticas, ainda faz certo mistério sobre a candidatura. Agnaldo tem trabalhado e feito costuras necessárias, tanto a uma reeleição para a Câmara dos Deputados, quanto à disputa ao senado. Mas recentemente, disse não ter pressa para fechar essa questão.

Ainda figura nessa corrida o nome do deputado estadual Jeová Campos, que já declarou vontade de disputar a vaga. O deputado está de licença do cargo para tratar da saúde e deve aguardar posicionamento do partido e da esquerda para confirmar o nome na corrida.

O ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) também declarou que será candidato ao Senado Federal em 2022. Ele citou que está incluído no projeto do ex-presidente Lula nas eleições do próximo ano.

Existe ainda um nome que guarda muita força e representatividade: o ex-senador Cássio Cunha Lima. Este último tem reiterado a negativa sobre uma disputa ao senado. Ainda assim, seria, entre todos estes nomes, o mais citado em pesquisas feitas pelo PSDB da Paraíba para uma eleição para o cargo. Cássio no entanto estaria vivendo um fase mais “outside”.

 

Essas costuras não acontecem por mera ansiedade. Estamos em um tempo em que a polarização política, a guerra de narrativas e a presença digital têm deixado o eleitor muito mais próximo aos seus possíveis escolhidos. Por isso, desde já tem muita gente estudando o campo minado que parece haver nessa disputa.