Em julho: 107 cidades paraibanas sem registro de mortes por covid-19
Fazendo um recorte dos três meses que antecederam julho, também observa-se um cenário bastante favorável quanto à redução dos óbitos por Covid-19 no estado. O município de Esperança, que contabilizava uma média mensal de 15 mortes entre abril e junho, registrou um único óbito no último mês (diminuição de 93,33%). A mesma perspectiva é observada em João Pessoa, que partiu de uma média de 259 óbitos nos três meses anteriores para 42 em julho (diminuição de 83,78%). Santa Rita saiu da média de 26 óbitos para 10 (diminuição de 61,54%).
O governador João Azevêdo comemorou os resultados da vacinação em suas redes sociais. Em um vídeo, ele afirma que “nossa principal arma para salvar vidas e retomar a normalidade o mais rápido possível é a vacina”.
Até esta terça-feira (3) a Paraíba já aplicou 2.590.790 doses de imunizantes contra covid-19, contemplando mais de 1.923.261 pessoas.
O secretário de Saúde do estado, Geraldo Medeiros, reforça que, apesar dos números favoráveis e das inequívocas provas da eficiência da vacinação, ainda não há motivo para relaxar nas medidas preventivas: “a vacinação só passa a ser efetiva quando a maioria da população já está devidamente protegida com o agente imunizante, algo que gira em torno de 70% dos indivíduos. Por enquanto, devemos manter o uso de máscara, precauções de higiene pessoal e distanciamento seguro”, destacou.