Notícias, Paraíba

Ricardo Coutinho fica de fora de reunião entre PT e PSB para discutir alianças para 2022

Lideranças do PT se reuniram na manhã dessa segunda-feira (30), com o presidente do Estadual do PSB, Gervásio Maia e definiram que o caminho deve ser a ampliação em torno da candidatura do ex-presidente Lula. A ideia é que a esquerda, centro-esquerda e demais movimentos da sociedade civil organizada, tenham uma candidatura de unidade, tanto em âmbito nacional, quanto em nível estadual, e devem fechar apoio a João, aqui na Paraíba.

O posicionamento do PT em se agregar ao PSB acontece pouco tempo depois do ex-governador, Ricardo Coutinho, demonstrar interesse em voltar para a legenda. Ricardo não participou da reunião desta manhã. Para o retorno, ele tem o apoio da direção nacional da sigla petista, no entanto, encontra resistência nos diretórios municipais. Lideranças como os deputados Frei Anastácio (federal) e Anísio Maia (estadual) e o ex-presidente estadual da sigla, Charliton Machado estão entre os que engrossam o coro contra Coutinho. O grupo vem defendendo, na Paraíba, uma composição com o governador João Azevêdo (Cidadania).

Após encontro, o deputado estadual, Anísio Maia (PT), defendeu a aglutinação de forças políticas para fortalecer o palanque do ex-presidente Lula no âmbito nacional e sobre a eleição no estado, declarou apoio à reeleoção de João Azevêdo (Cidadania). 

“O centro é  João Azevêdo que deve ser o nosso candidato a governador. Mas, em torno dele nós devemos aglutinar o maior número de forças possíveis para ter um grande palanque de Lula e evitar qualquer tipo de divisão”, afirmou Anísio Maia.De acordo com Charliton Machado, não há espaço para palanque duplo na Paraíba. “Se nos dividirmos, isso é bom para os adversários”, disse, em contrariando uma possível  articulação em torno do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) ou o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), como possíveis nomes ao governo.