Brasil, Notícias

12 de setembro com a cor branco, ‘apartidário’ e com pauta única: impeachment de Bolsonaro

Passados os atos pró-Bolsonaro desse Sete de Setembro, dois grupos outrora aliados do presidente se articulam para ir às ruas pedir o impeachment de Jair Bolsonaro e defender uma terceira via para a disputa presidencial de 2022. O movimento nacional que pede o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deve acontecer no próximo domingo (12). A manifestação contrária Bolsonaro é liderada pelo Movimento Brasil Livre da Paraíba  (MBL-PB) e outros movimentos ligados ao centro e a centro-direita política. Segundo os organizadores, o ato é apartidário e deve acontecer em lugar diferente das mobilizações do ultimo domingo. 

Segundo os organizadores, o ato “Fora Bolsonaro” deve ocorrer no Largo da Gameleira, às 15h. A orientação do MBL é a de todos irem vestidos de branco, para que pautas partidárias não sobreponham a pauta única: o impeachment.

Além do MBL, estão na organização do protesto o Renovação Br, o LIVRES e a UJL (União da Juventude Livre). Os movimentos, que já defenderam Bolsonaro, agora, não se sentem mais representados pelo presidente.

Defendem a abertura do processo de impeachment, para que o Congresso Nacional abra e julgue o presidente pela prática de crime de responsabilidade.

“Todos os paraibanos, independente de ideologia, que simpatizam com a proposta serão bem-vindos, devidamente trajados de branco e sem a promoção de políticos.” – Diz Beka Morais, representante do MBL na Paraíba

De acordo com o advogado Flávio Moreira, que participa da organização do ato, “não há mais espaço para partidarismo, agora é a defesa da democracia”.

MBL
O Movimento Brasil Livre (MBL) é um movimento político brasileiro que defende o liberalismo econômico e o republicanismo, ativo desde 2014. Tem sede nacional em São Paulo. Ganhou popularidade nos frequentes protestos a favor do impeachment de Dilma Rousseff.