BID reconhece avanços do Programa e renova contrato de U$ 200 milhões com Prefeitura
O contrato do Programa João Pessoa Sustentável, da prefeitura de João Pessoa com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), foi renovado nesta quinta-feira (21). Orçado U$ 200 milhões de dólares, o Programa tem por objetivo promover o desenvolvimento urbano com foco no planejamento, na sustentabilidade e no fortalecimento da gestão pública municipal. Esta foi a segunda revisão de carteira da gestão Cícero Lucena. Foi ele quem abriu a reunião remota que contou também com a participação do secretário de gestão governamental, Diego Tavares, e de toda a equipe da Unidade Executora do Programa (UEP).
Os avanços do Programa João Pessoa Sustentável nos últimos seis meses foram apresentados pelo coordenador geral da UEP, Antônio Elizeu. Destaque para a instalação dos Escritórios Locais de Gestão (ELOS) nas comunidades do Complexo Beira Rio que vão passar por uma grande transformação para beneficiar as quase duas mil famílias com moradia digna e qualidade de vida. Os Elos integram o Plano de Desenvolvimento Comunitário e são pontos de comunicação e de um trabalho baseado na inclusão de gênero e na geração de emprego e renda.
O Plano Diretor (PD), vencido desde 2018, começou a ser revisado em junho e já atingiu 25% de execução. Instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, está sendo construído com ampla participação popular. Outra importante conquista é a renovação do parque computacional da Prefeitura, defasado há mais de 10 anos. Foram adquiridos mais de três mil computadores com previsão de entregues até o fim do ano.
Outras conquistas: foi aberto o processo licitatório para diagnóstico ambiental do Rio Jaguaribe. A ideia é traçar um plano de recuperação. A cidade também vai ganhar um Plano de Descarbonização e Adaptação Climática para a adoção de medidas de enfrentamento e adaptação às mudanças do clima. A ordem de serviço foi assinada e planos de trabalho e comunicação estão sendo preparados.
Para Antônio Elizeu, o sucesso do Programa é fruto do comprometimento de toda a equipe: “a equipe é perfeita., temos muita gente capacitada, muito empolgada porque a luta é muito grande. A gente sabe que com essa pandemia não é fácil, mas estamos alcançando os índices que o banco quer. Estamos fazendo o melhor e quando se faz com amor, se potencializa os resultados”, afirmou.
Desde que João Pessoa se tornou elegível pelo BID – que financia metade do Programa –, esses são os passos mais expressivos rumo a uma cidade democrática e mais humana. Segundo Clementine Tribouillard, representante do banco no Brasil, “os avanços estão conforme o planejado. Conseguiram dar um salto nesse semestre, tanto pela via natural do Programa, como pelo compromisso da prefeitura. O compromisso institucional é muito forte. Agora a gente entrou numa etapa de velocidade de cruzeiro e 2022 será uma etapa de transição dos projetos para obras”, afirmou.