Notícias

Eleições 2022: movimento político avança e reivindica renovação parlamentar na ALPB

Alguns grupos já tentaram, mas não conseguiram chegar muito longe. Uns pequenos demais a ponto de não fazer diferença; outros, tão heterogêneos que acabaram vencidos pelos próprios conflitos. Há, contudo, uma nova articulação política na Paraíba com futuro promissor. Intitulada Frente de Renovação Parlamentar, essa formação tem contornos  definidos com potencial para ganhar força e eleger candidatos.

Todo potencial, no entanto, precisa ser desenvolvido a partir de um trabalho de base que exige, no caso desta Frente, manejo das habilidades, sutileza e compasso. Significa que seus integrantes precisam trabalhar juntos e empenhar a mesma energia no interesse coletivo. A conquista do poder político demanda espírito de corpo e planejamento estratégico. Há um outro componente importante: o equilíbrio entre discurso e prática. A natureza da renovação deve ser a tônica das ações do grupo.

A Frente é formada por 33 lideranças políticas que se destacam em diferentes regiões do Estado. Não há notícia de algo semelhante por aqui. Apesar de não terem mandato, já passaram pelo crivo das urnas e mostraram que têm musculatura. É um bom começo. Até aqui, a composição demonstrou que tem capacidade de mobilização. Reuniu nomes com qualidade eleitoral em dois grandes encontros.

O próximo passo, necessariamente, passa pela definição de um partido forte que receba todos os integrantes sem apagá-los na dinâmica da disputa. Trocando em miúdos: uma legenda que injete recursos e viabilize a candidatura de cada um. Até porque, levando em conta o capital eleitoral do grupo, que giraria entre 350 e 400 mil votos, não seria custo, mas investimento com grande probabilidade de retorno: algo em torno de 6 ou 7 deputados estaduais, e até 2 federais. Sem falar na diferença que tal densidade faria numa campanha ao governo.

Claro que há uma série de variáveis em jogo como o fim das coligações para candidaturas proporcionais, por exemplo, o que exige mais energia e esforço. Nesse sentido, quanto mais nomes, maiores as possibilidades. A Frente acerta na estratégia e se credencia para a competição com a vantagem de poder escolher um partido pra chamar de seu. É fazer as contas, pesar prós e contras e manter essa pegada para se consolidar e avançar. Desafio posto.