Desafios e as perspectivas do setor da Cachaça são tema de encontro em João Pessoa
Mercado exterior, análise sensorial, blendagem e inovação são alguns dos temas presentes na pauta do Seminário de Cachaças da Paraíba, que será presencial, e acontece nesta sexta-feira (29), das 8h às 13h, no Sesc Cabo Branco, em João Pessoa.
O encontro vai reunir especialistas do setor dos cenários nacional e regional, tais como Aline Bortoleto, diretora e fundadora/INOVBEV Pesquisa e Desenvolvimento de Bebidas, Carlos Lima, diretor executivo do Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), Marcelo Abrantes, coordenador da Câmara Paraibana de Comércio Exterior, a consultora Kênia Cristina, Ian Nóbrega (pesquisador/UFPB), Leandro Marelli (consultor do setor da Cachaça) e o master blender Nelson Duarte.
Um dos destaques do evento será a mesa redonda Mercado Exterior.
As inscrições podem ser feitas no Instagram do evento: @semináriodecachacasdaparaiba. O valor para a participação no Seminário é R$ 50,00 (cinquenta reais). Já a Feira terá entrada gratuita.
Paraíba no ranking nacional
“A Paraíba, em número de estabelecimentos de produtores registrados no MAPA, ocupa a primeira posição entre os estados do Nordeste, além da sétima posição no ranking nacional* ”, afirma Múcio Fernandes, presidente da Associação Paraibana dos Engenhos de Cachaça de Alambique (Aspeca). “A Paraíba tem papel importante nas discussões do setor para a tomada de decisões em âmbito nacional. Fomentar o debate entre os vários atores e instituições que cooperam no desenvolvimento da Cachaça, contribuirá para vencermos os desafios para o setor no Estado, que desempenha importante papel no desenvolvimento estadual.”, destaca.
A relevância do encontro para discutir o setor da Cachaça no estado também foi destacado por Thiago Baracho, presidente da Associação dos Produtores de Cachaça de Areia-PB (APCA-PB). “Eventos como esse são cruciais. Primeiro, como forma de valorização do produto Cachaça. Segundo, para melhorar o posicionamento de nosso mercado, visto que o corpo integrante das palestras é formado por pessoas renomadas do setor e que poderão agregar muito para a manutenção e a melhora da qualidade da Cachaça Paraibana”, frisa.
Valorização no mercado interno e externo
Carlos Lima, diretor executivo do IBRAC, entidade nacional representativa do setor, adianta as ações realizadas pelo Instituto para a promoção, a proteção e a defesa da denominação Cachaça e de sua Indicação Geográfica em âmbitos nacional e internacional. “Durante o evento vamos falar sobre a agenda ativa para a valorização da Cachaça no mercado externo, desenvolvida por meio da parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), e como os produtores da Paraíba podem se beneficiar dessa agenda”, afirma Lima.
Feira aberta ao público – Ainda no dia 29, também no Sesc Cabo Branco, das 14h às 21h, o público terá entrada gratuita na chamada Feira de Cachaças da Paraíba. Na ocasião, será possível conhecer mais sobre o segmento da Cachaça e degustar as produções locais.
O Seminário de Cachaças da Paraíba e a Feira de Cachaças da Paraíba são eventos promovidos pela FM Consultoria, de Fernanda Melo, presidente da Confraria da Lapada, com a realização do Sebrae Paraíba e da Fecomércio Sesc Senac. Os eventos contam com o apoio do Hotel Hardman, FAPESQ – Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba, ASPECA – Associação Paraibana de Engenhos de Cachaças de Alambiques, APCA – Associação de Produtores de Cachaças de Areia e IBRAC – Instituto Brasileiro da Cachaça.
“Nosso objetivo é divulgar, unir e desenvolver as Cachaças, que são referências para o Brasil em produção e qualidade, conquistando o mercado nacional com seus valores. Valores que vão muito além do fato de ser uma bebida genuinamente brasileira: a Cachaça possui importância social, histórica, cultural, antropológica e econômica. A cachaça paraibana carrega também como atributos: a força, a perseverança, a hospitalidade e o sorriso do rosto de nosso povo. É com essa soma de valores que queremos conquistar o mundo com as Cachaças da Paraíba”, destaca Fernanda.
Serviço:
Eventos: Seminário de Cachaças da Paraíba e Feira de Cachaças da Paraíba
Formato: presenciais.
Data: sexta-feira (dia 29)
Horário: 8h às 13h (Seminário) e 14h às 21h (Feira)
Local: Sesc Cabo Branco. (Av. Cabo Branco, 2.788, João Pessoa).
Inscrições e informações: Instagram do evento: @semináriodecachacasdaparaiba.
Valores: Seminário: R$:50,00 (cinquenta reais). Feira: entrada gratuita.
A empresa realizadora dos eventos informa que seguirá todos os protocolos sanitários da COVID e que o uso de máscara será obrigatório.
*dados do Anuário da Cachaça 2021 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Mais informações sobre o setor, nos contatos abaixo
Imprensa IBRAC: Taiane Luz – [email protected] -+ 55 11 95173-0154