Ômicron: por causa da variante, Folia de Rua e Carnaval Tradição terão novo formato em João Pessoa
O prefeito Cícero Lucena anunciou, na manhã desta sexta-feira (7), que os eventos carnavalescos da cidade serão realizados em espaço restrito em 2022. A ideia é reduzir o público de forma que se possa haver controle, fiscalização e testagem de vacinados e dos protocolos sanitários. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.
“A Prefeitura tem trabalhado sempre com planejamento e responsabilidade. A chegada da nova cepa tem nos levado a ter maior cautela. Já há casos na Paraíba, a propagação dessa variante é rápida e achamos prudente levantar nossa preocupação no que se refere ao Folia de Rua e Carnaval Tradição. São eventos abertos, onde seria difícil qualquer tipo de controle. Conversamos com este setor e foi um consenso que deveríamos remodelar estas festividades”, declarou.
O primeiro espaço pensado pelo grupo para as festas foi o Espaço Cultural, cuja viabilidade será avaliada junto ao Governo do Estado. Os locais, datas e a programação oficial serão informados posteriormente.
No que se refere aos decretos que regulamentam a flexibilização de forma geral na cidade, o prefeito destacou que é cedo para antecipar. “Temos tomado as precauções para evitar mais restrições. Temos 25 mil testes Covid que estarão disponíveis amanhã em quatro pontos da cidade, avançamos na vacina e estamos planejando um aumento de leitos caso venha ser preciso”, destacou Cícero.
O novo formato do Folia de Rua deve remeter aos antigos carnavais de clube. “Teremos a mesma alegria e a mesma irreverência. A nossa expectativa é que tenhamos bailes voltados para a pessoa com deficiência, para os idosos, para as crianças e outro para o público geral”, explicou o presidente do Folia de Rua, Sérgio Nóbrega.
O presidente da Liga do Carnaval Tradição de João Pessoa, Pedro Cândido, ressaltou que esta é a primeira vez que uma decisão tão importante é tomada de forma coletiva, envolvendo a Liga. “Esse entendimento é inédito na nossa história. Pela primeira vez a coisa não partiu de cima. Ele ouviu nossas propostas e acatou. Será um carnaval diferenciado e que vai ficar marcado”, afirmou.
Estiveram presentes no anúncio os secretários municipais da Saúde, Margareth Diniz, do Turismo, Daniel Rodrigues, e o diretor da Funjope, Guga MoovJampa.