Notícias, Política

Charlinton Machado desiste da disputa ao Senado e atribui decisão a “retrocessos partidários”

Menos de quatro meses depois de lançar sua pré-candidatura ao Senado pelo PT, o professor Charlinton Machado desistiu da disputa. Ele atribuiu a decisão ao que chamou de “retrocessos partidários, em particular, o esvaziamento nas instâncias dos debates e deliberações que sempre marcaram a história do partido”.

O estopim da crise se deu com a filiação do ex-governador Ricardo Coutinho e do ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, ao PT. Segundo Charlinton, não houve diálogo sobre o processo com a militância do partido. A crítica não é pontual. Charlinton reclama da conduta da direção nacional que estaria, reiteradamente, atropelando as lideranças locais nos processos decisórios.

Por fim, Charlinton afirma que, apesar da desistência da pré-candidatura, continuará na luta pela eleição de Lula à presidência DA República.

Leia a nota na íntegra:

Prezados companheiros, prezadas companheiras,

Após muitas reflexões decidimos anunciar a desistência da nossa pré-candidatura ao senado pelo PT em 2022.
São muitas as razões para essa decisão, porém, cumpre aqui reconhecer que em 35 anos de vida com dedicação à construção partidária, não podemos mais esconder a decepção com os recentes retrocessos partidários, em particular, o esvaziamento nas instâncias dos debates e deliberações que sempre marcaram a história do nosso partido, desde seu congresso de fundação no Colégio Sion, em 10 de fevereiro de 1980.
Como é de conhecimento da Paraíba, fomos surpreendidos pela maneira impositiva e, porque não dizer, autoritária, em que ocorreram as filiações de nomes como do ex-governador Ricardo Coutinho e do ex-prefeito Luciano Cartaxo ao PT. Ou seja, sem qualquer diálogo com a maioria da direção partidária estadual, lideranças e, principalmente, com a nossa aguerrida militância.
Ao mesmo tempo assistimos perplexos aos esforços em punir valorosos companheiros que dedicaram suas vidas à construção do PT, ainda como reflexos das tentativas de intervenções antidemocráticas do Diretório Nacional nas eleições municipais de João Pessoa, em 2020.
Diante da óbvia constatação de que a Direção Nacional do PT continuará se recusando efetivamente a debater com profundidade uma tática política com a maioria da direção estadual e a militância do PT/PB, preferindo assim optar por escolhas que acomodem interesses e projetos individuais de alguns caciques políticos recém filiados ao partido, reconhecemos que exauriu por inteiro a motivação e a razão para continuar lutando por uma pré-candidatura ao senado.
Agradecemos aos inúmeros apoios, incentivos e o empenho de lideranças, dirigentes partidários, filiados, simpatizantes e muitos amigos e amigas que acreditaram na construção de uma ideia de esperança e renovação política na Paraíba. Independente da candidatura ao senado, a nossa luta continuará!
Por fim, reafirmamos nossos compromissos históricos e necessários para eleger Lula presidente em 2022, derrotar o bolsonarismo/fascismo e retomar uma agenda de desenvolvimento econômico e social no Brasil. Uma luta que certamente continuará iluminando os nossos caminhos ao lado da militância do PT.

João Pessoa, 07 de janeiro de 2022.

Professor Charliton.