Covid-19, Notícias, Paraíba

Covid-19: ocupação de leitos de UTI sobe para 40% na grande João Pessoa

A grande João Pessoa passou a registrar esse fim de semana 40% de ocupação dos leitos de UTI, com casos de Covid-19, segundo o último boletim da Secretaria de Saúde da Paraíba. Este percentual estava abaixo de 18% antes do Natal e Réveillon, quando foram libaras festas com 100% de ocupação.

Nas últimas semanas houve grande procura nas UPAs, que ficaram superlotadas com casos de H3N2 e covid-19. Na semana passada também foi confirmado o primeiro caso da variante ômicron aqui na Paraíba.

A ocupação total de leitos de UTI na Paraíba é de 24%. Em João Pessoa, o percentual é de 40%. Em Campina Grande, 11% dos leitos estão ocupados. Já a ocupação no Sertão é de 28%.

Apesar da previsão negativa de especialistas em saúde e da própria constatação de que os últimos eventos realizados no réveillon contribuíram para o aumento dos casos, este fim de semana em Cabedelo, festivais de Verão aglomeraram milhares de pessoas sem máscaras e sem nenhuma medida de prevenção à covid-19.  Estes festivais têm autorização do poder público  para acontecer.

A Paraíba tem 465.685 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgadas neste domingo (9). Não houve novas mortes registradas neste último boletim, e o número de mortes confirmadas por Covid-19 segue estabilizado em 9.606 no estado desde o início da pandemia. São 312 novos casos na última atualização.