Educação, Notícias

Quase 120 mil paraibanos esperam pela nota do Enem. Estudantes podem cursar faculdade em Portugal

O resultado final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai ser divulgado no próximo dia 11 e tem sido aguardado com muita ansiedade em todo país. As provas foram realizadas em novembro do ano passado em 1.747 municípios e envolveram pouco mais de três milhões de participantes. Somente na Paraíba, 119.155 inscritos realizaram as provas por meio impresso ou digital.

Com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, o Enem, desde 2009, é usado como meio de acesso à educação superior. A nota do Enem passou a ser utilizada também para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni).

E um detalhe importante tem mexido com o sonho de muita gente que busca melhorar a sua qualificação no exterior. É que as notas obtidas podem ser utilizadas em mais de 50 instituições de educação superior em Portugal graças a um acordo de cooperação educacional entre os dois países. A oportunidade de estudar na Europa se tornou um grande filão de mercado, tanto que faculdades, universidades e institutos disputam de forma acirrada estudantes brasileiros e oferecem o acesso desde a uma simples graduação e cursos técnicos a pós-graduações, mestrados e doutorados.

Essa condição só passou a ser possível com a mudança na legislação portuguesa. Um decreto de março de 2014 regulamentou o estatuto do estudante internacional no país europeu. Em março do mesmo ano, o Ministério da Educação de Portugal permitiu às suas instituições definirem a forma de ingresso de estudantes internacionais e de suas respectivas famílias. Sim, isso mesmo! O acordo com o Brasil permite que a família também seja beneficiada com a mudança e seja levada em condição de reagrupada, podendo inclusive, arranjar emprego.

Oito anos depois, a presença de estudantes e profissionais brasileiros só tem crescido. Os últimos dados divulgados pelo SEF, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, apontam que hoje cerca de trinta e cinco mil brasileiros estão matriculados em terras lusitanas. Só nos últimos dois anos houve um crescimento em torno de 47% nas escolas públicas, o que deixa o Brasil líder na lista de estudantes nos países de língua portuguesa. Bem à frente, por exemplo, de Cabo verde na África.

OPORTUNIDADE DE AJUDAR E VISÃO DE NEGÓCIO

Higor Cerqueira, em Portugal.

O carioca Higor Cerqueira viu nessa janela Brasil-Portugal uma oportunidade de negócio. Quando chegou em Portugal, há cinco anos, ele sentiu o peso da falta de informações sobre algumas cidades e instituições. Procurou a comunidade brasileira e até chegou a fundar a Associação Nacional de Estudantes e Pesquisadores Brasileiros com sede na cidade de Bragança, região norte de Portugal. Ele usou toda a experiência adquirida em benefício de outros estudantes que atravessam o oceano atlântico com a cara e a coragem e sem saber como lidar com papelada e  custos operacionais para se manter pelo período do estudo.

Ao lado de outros estudantes, Higor criou a primeira start-up que ensina o passo a passo de como iniciar todo o processo na busca pelos cursos nas melhores regiões de forma independente. O “Estude em Portugal” já visitou mais de 60 escolas e traz dicas personalizadas: “reforçamos o nosso poderoso banco de dados que nos permite identificar demandas acadêmicas e otimizar campanhas de internacionalização voltadas para o mercado brasileiro. Tudo Online, mas com muita paixão!”, afirma o jovem empresário.

A estratégia utilizada passa pelo marketing de influência. A plataforma divulga notícias relevantes, prazos de candidaturas, curiosidades sobre viver em Portugal, dúvidas frequentes e ofertas formativas das Instituições parceiras. Além das redes sociais, o usuário pode encontrar muitos conteúdos organizados no site. Há mais de 700 páginas, incluindo depoimento de estudantes, informações sobre as cidades de Portugal, faculdades portuguesas e oferta formativa de cada uma delas.