Notícias, Paraíba, Política

Deputados estaduais estão proibidos de entrarem armados na ALPB e serão revistados a partir da semana que vem

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado estadual  Adriano Galdino (PSB), disse durante sessão que faria valer o Regimento Interno e proibiria a entrada de parlamentares com armas no plenário. “Gostaria de pedir a compreensão de todos os deputados e deputadas, como nosso regimento não permite, a partir de amanhã que ninguém possa adentrar a casa de Epitácio Pessoa portando armas”, disse. O regimento proíbe que servidores e deputados usem armas nas dependências do Poder Legislativo. A exceção é para funcionários que integram a segurança. A partir da próxima semana, os parlamentares serão revistados para garantir que nenhum porte revólver ou equipamento semelhante no plenário.

Quem não gostou da decisão foi o deputado Wallber Virgolino (Patriota), que reagiu afirmando estar resguardado pela legislação. Ele ainda ameaçou dar voz de prisão a quem tentar tirar sua arma na Assembleia. “Quem tentar me barrar será preso em flagrante”, alertou o parlamentar.

Já o Cabo Gilberto (PSL) afirmou que cumpre o regimento e já não entra armado. “Tenho arma e colete, mas nem entro no parlamento desde que foi instituída a determinação e mesmo se não fosse eu não ia entrar, senão já teriam me visto armado aqui, nós levantamos o braço, paletó aberto, automaticamente observariam a arma na cintura”, afirmou.

E quem parece estar querendo revidar a insubordinação também é o  deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB). De acordo com o socialista, se Wallber conseguir autorização para entrar armado no plenário, ele também vai comprar uma arma e usá-la nas sessões. Mas a declaração foi em tom de ‘brincadeira’, já que  sem porte de armas, Bezerra não poderia fazer isto. O deputado afirmou não ter porte de arma, e apenas justificou a alegação por entender que o espaço não é adequado para o uso de armas.