Alerta, Internacional

Rússia invade Ucrânia. Veja 7 questões para entender a crise

Durante meses, o russo Vladimir Putin vinha negando que planejava atacar a Ucrânia. Nesta quinta-feira (24/02), no entanto, forças militares russas iniciaram uma ampla invasão da Ucrânia.A ação de Putin ocorre dias depois que ele ignorou um acordo de paz e ordenou que tropas fossem para duas regiões do leste controladas por rebeldes – em suas palavras, para “manter a paz”.

A seguir, veja 7 perguntas para entender a crise:

1. Rússia está invadindo a Ucrânia?

Nesta quinta, forças militares russas iniciaram invasão da Ucrânia. Há relatos de tropas cruzando diversos pontos da fronteira e explosões perto das principais cidades ao redor do país — e não apenas na região de Donbas, onde grupos separatistas foram reconhecidos e apoiados recentemente pela Rússia. Há ao menos sete mortos e 19 desaparecidos até agora, segundo autoridades ucranianas.

Em um pronunciamento televisionado, o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou que a Rússia não planeja ocupar a Ucrânia, mas alertou que a resposta será “imediata” contra qualquer um que tente parar a operação.

Putin instou os soldados ucranianos a se renderem e voltarem para casa — do contrário, a própria Ucrânia seria culpada pelo derramamento de sangue, disse o presidente russo. Ele acrescentou que o conflito entre as forças russas e ucranianas são “inevitáveis” e “apenas uma questão de tempo”.

Logo depois, unidades militares ucranianas foram atacadas. “Putin lançou uma invasão em larga escala da Ucrânia”, afirmou o governo ucraniano.

Em pronunciamento em vídeo, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, decretou lei marcial em todo o país, instaurando um regime de guerra e substituindo a legislação vigente até em então. Grande parte dos reservistas foi convocada.

“Sem pânico. Nós somos fortes. Estamos prontos para qualquer coisa. Nós vamos derrotar qualquer um porque nós somos a Ucrânia”, disse Zelensky. Ele afirmou ainda que a Rússia fez bombardeios em infraestruturas militares e unidades de segurança na fronteira.

2. Qual é o problema de Putin com a Ucrânia?

A Rússia há muito resiste ao movimento da Ucrânia de aproximação das instituições europeias, tanto a Otan quanto a União Europeia. Agora, Putin afirmou que a Ucrânia é uma marionete do Ocidente e nunca foi um Estado adequado.

Ele exige garantias de que a Ucrânia não se juntará à Otan, uma aliança militar de 30 países, e para que a Ucrânia se desmilitarize e se torne um Estado neutro.

Como ex-república soviética, a Ucrânia tem profundos laços sociais e culturais com a Rússia, e o idioma russo é amplamente falado lá, mas desde que a Rússia invadiu a Crimeia e Sevastopol em 2014 essas relações se desgastaram.

A Rússia atacou a Ucrânia quando seu presidente pró-Rússia foi deposto no início de 2014. Desde então, a guerra no leste já custou mais de 14 mil vidas.

 

Vladimir Putin

3. Por que o reconhecimento de áreas rebeldes é perigoso?

Nesta semana, Putin reconheceu oficialmente a independência de duas regiões separatistas na Ucrânia: Donetsk e Luhansk. O decreto de reconhecimento de Putin permite que a Rússia construa bases militares.

Ao colocar tropas russas em uma área com centenas de violações diárias do cessar-fogo, o risco de uma guerra aberta se tornou muito maior.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, condenou o reconhecimento da independência da Rússia como uma violação da integridade territorial e da soberania da Ucrânia. O Ocidente diz que é uma violação do direito internacional.

Dois acordos de paz de Minsk de 2014-15 destinados a acabar com o conflito teriam dado aos rebeldes um status especial dentro da Ucrânia. Os acordos nunca foram cumpridos, mas as negociações ainda estavam em andamento, com França e Alemanha envolvidas nelas. Mas agora as negociações parecem ter fracassado.

O que torna a situação mais alarmante é que os dois estados rebeldes não apenas reivindicam o território limitado que ocupam, como também cobiçam todas as regiões ucranianas de Donetsk e Luhansk. “Nós os reconhecemos, não reconhecemos, e isso significa que reconhecemos todos os seus documentos”, disse Putin.

A Rússia já havia preparado o terreno para o reconhecimento dos rebeldes, com acusações infundadas de que a Ucrânia havia cometido “genocídio” no Leste. A Rússia distribuiu cerca de 700 mil passaportes em áreas controladas por rebeldes, para que possa argumentar depois que qualquer ação militar terá como objetivo proteger seus próprios cidadãos.

Poderio militar

4. Até onde o Ocidente pretende ir pela Ucrânia?

Os EUA e outros aliados da Otan deixaram claro que não têm nenhum plano de enviar tropas de combate para a Ucrânia, mas estão oferecendo apoio, na forma de conselheiros, armamentos e hospitais de campanha.

Quatro unidades de combate, num total de 5 mil soldados, foram enviadas aos países Bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia) e à Polônia. Outros 4 mil soldados poderiam ser enviados a Romênia, Bulgária, Hungria e Eslováquia.

Aliados da Otan deixaram claro que não há planos de enviar tropas de combate para a própria Ucrânia. Em vez disso, ofereceram à Ucrânia conselheiros militares, armas e hospitais de campanha.

As principais resposta foram sanções contra a Rússia:

  • A Alemanha suspendeu a aprovação do gasoduto Nord Stream 2 da Rússia, um grande investimento da Rússia e de empresas europeias
  • A UE concordou com sanções amplas que incluem 351 parlamentares que apoiaram a “decisão ilegal” da Rússia de reconhecer as regiões controladas pelos rebeldes como Estados independentes no parlamento.
  • Os EUA dizem que estão cortando o governo da Rússia das instituições financeiras ocidentais e visando “elites” de alto escalão
  • O Reino Unido impôs sanções a cinco grandes bancos russos e três bilionários.

O mais duro golpe econômico seria desconectar o sistema bancário da Rússia do sistema de pagamento internacional Swift. Isso, no entanto, poderia impactar negativamente as economias dos EUA e da Europa.

Sanções maiores ainda não foram implementadas.

Os EUA estão olhando para as instituições financeiras e indústrias fundamentais da Rússia; a UE está se concentrando no acesso russo aos mercados financeiros e o Reino Unido alertou que “aqueles dentro e ao redor do Kremlin não terão onde se esconder”, com restrições impostas às empresas russas que acessam o dólar e a libra.

O golpe econômico final seria desconectar o sistema bancário da Rússia do sistema internacional de pagamentos Swift. Mas isso pode ter um grande impacto nas economias dos EUA e da Europa.

Enquanto isso, 5 mil soldados da Otan foram levados aos Estados bálticos e à Polônia. Outros 4 mil poderiam ser enviados para a Romênia, Bulgária, Hungria e Eslováquia.

5. O que Putin quer?

A Rússia já falou de um “momento da verdade” no reposicionamento de suas relações com a Otan e destacou três exigências.

Primeiro, quer uma promessa sustentada legalmente de que a Otan não expanda além de sua composição atual. “Para nós, é absolutamente mandatório garantir que a Ucrânia nunca, jamais se torne um membro da Otan”, disse o vice-ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Ryabkov.

Putin reclamou que a Rússia “não tem mais para onde recuar — eles acham que vamos simplesmente ficar sentados?”

No ano passado, o presidente russo escreveu um longo artigo descrevendo russos e ucranianos como “uma nação”. Ele descreveu o colapso da União Soviética, em dezembro de 1991, como a “desintegração da Rússia histórica” e considera que os atuais líderes ucranianos estão implementando um “projeto anti-Rússia”.

Putin também argumentou que, se a Ucrânia entrar na Otan, a aliança pode tentar recapturar a Crimeia.

Suas outras demandas são de que a Otan não posicione “armas de ataque perto das fronteiras da Rússia” e que remova forças e infraestrutura militar de Estados-membros que entraram na aliança depois de 1997.

Isso inclui países da Europa Central, do Leste Europeu e dos Bálticos. Na verdade, a Rússia quer que a Otan volte a suas fronteiras de antes de 1997.

6. O que diz a Otan?

A Otan é uma aliança de defesa com uma política de portas abertas a novos integrantes, e seus 20 Estados-membros são taxativos de que isso não mudará.

O presidente da Ucrânia pediu por “prazos claros e factíveis” para seu país se juntar à Otan, mas não existe possibilidade de que isso ocorra por um bom tempo, como deixou claro o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz.

A ideia de que qualquer membro atual da Otan desistiria de sua participação no bloco é inimaginável. Entretanto, na visão de Vladimir Putin, o Ocidente prometeu em 1990 que a Otan não expandiria “nenhuma polegada na direção do Oriente”, mas fez isso assim mesmo.

Mapa

No entanto, isso foi antes do colapso da União Soviética, então a promessa feita para o então presidente soviético, Mikhail Gorbachev, referia-se apenas à Alemanha Oriental no contexto de uma Alemanha reunificada.

Gorbachev disse mais tarde que “o tema da expansão da Otan nunca foi discutido” na época.

7. Existe uma solução diplomática?

Aparentemente não neste momento. França e os EUA cancelaram as negociações planejadas com o ministro das Relações Exteriores da Rússia. Mas tanto a França quanto a Alemanha disseram, antes da invasão, que a possibilidade de diálogo estava aberta.

Qualquer acordo teria que cobrir tanto a guerra no leste quanto o controle de armas.

Os EUA se ofereceram para iniciar negociações sobre a limitação de mísseis de curto e médio alcance, bem como sobre um novo tratado sobre mísseis intercontinentais. A Rússia queria que todas as armas nucleares dos EUA fossem barradas fora de seus territórios nacionais.

A Rússia foi receptiva em relação a um “mecanismo de transparência” proposto de verificações mútuas em bases de mísseis — duas na Rússia e duas na Romênia e na Polônia.

Reprodução BBC News