Opinião

Wallber e Ruy juntos e misturados

O apoio do deputado Wallber Virgulino (Patriota) ao projeto de reeleição de Ruy Carneiro (PSDB) à Câmara dos Deputados é mais um dos fatos da pequena política que acabam movimentando o debate local. Ambos são de direita, sendo um de vertente bolsonarista e outro neoliberal, o que os colocou como adversários na disputa pela prefeitura de João Pessoa, em 2020. Na época, eles tiveram juntos 110 mil votos.

Trabalhar para transformar aquela densidade eleitoral em votos suficientes para reeleger ambos será o desafio este ano. Primeiro porque a dinâmica de uma eleição estadual é completamente diferente de uma disputa municipal – fortemente marcada por questões de afinidade; depois porque o cenário mudou. A crise de representatividade é acentuada agora por crises sanitária e econômica que atolam o país em desemprego e miséria. O elemento “antipolítica”, tão marcado em 2019 com a supervalorização da pauta moral e de outsiders, perde sustentação diante da necessidade de um projeto político de recuperação nacional. Fora que as mudanças na legislação eleitoral, com o fim das coligações, reconfigurou o jogo e trouxe uma nova possibilidade: as federações e as fusões partidárias. Portanto, a união Wallber-Ruy é fruto de uma necessidade de sobrevivência.

Vamos e convenhamos: Wallber já não é nenhuma novidade na política e não conseguiu construir um mandato consistente. Perdeu espaço para um cabo, o Gilberto, hoje líder da oposição na Assembleia Legislativa. E não é que o delegado esteja se tornando moderado, longe disso! Mas em troca de seu apoio a Ruy Carneiro, certamente espera pagamento na mesma moeda. A sinalização já veio. Ruy, que nunca foi prioridade tucana na Paraíba e pode sair prejudicado com a federação PSDB-Cidadania, publicou um vídeo com Wallber em suas redes sociais. “Estamos juntos”, disse. Claro que em uma disputa eleitoral ninguém é doido de negar apoio, mas essa relação revela muito de Ruy também. Não vejo incoerência. Ao fim e ao cabo, um e outro são a expressão de uma mesma via, embora o segundo se apresente em uma versão mais light.