João Pessoa Sustentável, Notícias

PMJP entrega mais de 3 mil computadores. Projeto faz parte da reestruturação tecnológica das Secretarias

Nesta segunda-feira (22), o prefeito Cícero Lucena fará a entrega simbólica dos novos computadores adquiridos pela gestão para todas as Secretarias. O evento será às 10h, no Centro Administrativo Municipal (CAM), no Água Fria.

Foram adquiridas, por meio do Programa João Pessoa Sustentável, mais de três mil máquinas de seis tipos diferentes com base em um levantamento que começou a ser feito um ano atrás: “em fevereiro foi feito um estudo técnico preliminar para identificar o perfil dos equipamentos de cada secretaria para, desse modo, a renovação tecnológica ser feita com base na mediante a necessidade de cada uma. Ao todo foram quase 30 secretarias contempladas o que gerou um total de 3.068 máquinas. Essa foi a aquisição mais rápida do Programa João Pessoa Sustentável”, pontuou Bruno Crispim, coordenador de TI da Unidade Executora do Programa João Pessoa Sustentável (UEP).

O cuidado na aquisição dos equipamentos trouxe economia de quase três milhões de reais, segundo a Prefeitura. Com isso, o investimento ficou em R$ 13,2 milhões, 18% a menos que o valor previsto. Todas as máquinas estão passando por tombamento. Antes de serem entregues, vão ser devidamente  catalogadas para que a Prefeitura tenha o controle rigoroso do destino e da utilização desses bens públicos. O processo marca o início da implantação do Plano Diretor de Tecnologia da Informação do Município (PDTI).

João Pessoa Sustentável – O Programa prioriza a segurança da informação como estratégia necessária à melhoria da gestão pública. A utilização de computadores com programas desatualizados precariza a prestação de serviço à população e vai na contramão do conceito de cidades inteligentes. Foi pensando nisso, e com o objetivo de melhorar e deixar mais seguro o sistema computacional das secretarias (em funcionamento há mais de dez anos), que a gestão investiu na renovação do parque computacional. Essa renovação reúne o tripé da segurança da informação: confidencialidade, disponibilidade e integridade.

Plano Diretor de Tecnologia da Informação – O PDTI vai padronizar a aquisição de equipamentos, serviços e políticas de segurança da informação da Prefeitura, e deve ser revisto a cada dois anos. A ideia é modernizar e atualizar as ferramentas de trabalho dos servidores municipais para que possam atender às demandas da população com mais precisão, no que compete à produtividade e velocidade. Deve ser integralmente implantado até o fim de 2022.

Outros produtos – A adoção de novos equipamentos de informática está em total consonância com os diversos outros produtos previstos no Programa João Pessoa Sustentável no componente de fortalecimento da gestão pública municipal, tais como: o novo Data Center e a renovação da malha de fibra de dados que vai integrar todas as secretarias e otimizar resultados; o desenvolvimento de Business Inteligence (BI) ou Inteligência de Negócios, que é o processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações para a gestão de negócios; e o Centro de Cooperação da Cidade (CCC), uma espécie de cérebro da cidade que vai interligar mobilidade urbana, segurança pública, Samu, meio ambiente e Defesa Civil com o objetivo de melhorar a vida da população.