Brasil, Notícias

Queiroga rejeita recurso pela contraindicação do ‘kit Covid’

Seis meses após o início da interferência do governo Jair Bolsonaro na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, rejeitou um recurso que pedia que o Ministério contraindicasse o uso do kit Covid para pacientes com sintomas leves e moderados da doença.

O ministro analisou um recurso feito por Carlos Carvalho, médico que coordenou um grupo de especialistas na elaboração de diretrizes para a Covid na Conitec. No recurso, ele pedia que as diretrizes aprovadas pela comissão fossem chanceladas pelo Ministério da Saúde, após o secretário olavista Helio Angotti rejeitar os documentos.

Queiroga tambpem pediu que a Conitec faça a revisão de um primeiro processo, sobre medicamentos utilizados em pacientes hospitalizados com Covid. Isto porque novos medicamentos tiveram sua eficácia comprovada neste ano, como o Baricitinib. Por outro lado, as diretrizes para o tratamento ambulatorial de pacientes com Covid – aqueles com sintomas leves e moderados da doença – foram completamente rejeitadas.

Na decisão, Queiroga diz que a discussão sobre o assunto ‘evoluiu de forma bastante significativa, a ponto de ser necessário reconhecer que as diretrizes então formuladas não mais se adequam’ ao momento. Por isto, o ministro disse que o recurso deveria ser rejeitado por ‘perda do objeto’. Na prática, esta foi uma forma de Queiroga evitar que o Ministério da Saúde declarasse a ineficácia de medicamentos promovidos por Bolsonaro, como a cloroquina.

Fonte: CNN