Eleições

Ipec: nova Pesquisa aponta Lula com 52% dos votos válidos

A nova pesquisa Ipec, divulgada na noite desta segunda-feira (26), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 52% dos votos válidos, no limite da margem de erro, o que seria suficiente para elegê-lo anda no primeiro turno  se a eleição fosse feita hoje. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 34% dos votos válidos .O resultado dos votos válidos é obtido retirando da conta os votos nulos e brancos.

A pesquisa mostra que, praticamente, não houve alteração em relação ao levantamento anterior, indicando, assim, que ambos os candidatos teriam chegado ao teto.  Em caso de eventual segundo turno, o Ipec aponta o ex-presidente Lula com 54% das intenções de votos, e Bolsonaro com 35%. Brancos e nulos somaram 8%, os 3% restantes ou não sabem em quem votar nesse cenário ou não responderam.

A pesquisa Ipec, contratada pela “TV Globo” e registrada  no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01640/2022, ouviu 3.008 eleitores nos dias 25 e 26 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos com um intervalo de confiança de 95%.