PF abre inqúerito para investigar provável crime eleitoral na Paraíba
A Polícia Federal (PF) abriu inquérito para apurar potencial ocorrência de crime eleitoral depois que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, no último sábado (22), um automóvel e mochila com R$ 173.600,00 em dinheiro vivo, além de santinhos de candidatos, na BR 230, próximo ao município de Santa Luzia, no sertão.
O motorista Hermano da Nóbrega, que estava com a mochila, alegou desconhecer a origem dos recursos. O dinheiro está à disposição da Justiça Eleitoral. A apreensão ocorreu depois que a PRF foi acionada para prestar auxílio a vítimas de um acidente, no km 292, em frente à rodoviária da cidade.
Segundo o advogado Daniel Macedo, ‘’diante do ocorrido, após transcorrido o inquérito para apuração dos fatos, poderá o Ministério Público ajuizar Ação Penal Eleitoral para responsabilizar os envolvidos em prática ilícita de compra de votos, assim como Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), para fins de responsabilização por abuso de poder político e econômico’’.
Macedo destaca ainda a importância da atuação das instituições, assim como dos eleitores, para garantir o equilíbrio, a isonomia e a higidez do processo eleitoral. ‘’A compra de votos com recursos de fontes desconhecidas, e o abuso do poder político e/ou econômico para influenciar no resultado das eleições ferem de morte a democracia com a qual todos devem estar comprometidos. Pessoas e instituições são escudos para proteger a democracia em um momento histórico, que pede compromisso e responsabilidade por parte de todos’’.