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Brasileiros estão decididos a votar. Pesquisa aponta que 69% devem ir às urnas no segundo turno

Dados da pesquisa Datafolha mais recente divulgados nesta quinta-feira (20) apontam que sete em cada dez eleitores (69%) declararam que nestas eleições estão mais decididos a ir votar que em 2018. Outros 25% dizem estar igualmente decididos, e 6% afirmam estar menos decididos.

Entre os que pretendem votar em branco ou nulo para presidente, a taxa dos que dizem estar menos decididos sobe para 47%.

Entre os eleitores de Lula, 72% dizem estar mais decididos a votar, 24% estão iguais, e 4% menos decididos. Já entre eleitores de Bolsonaro, 73% estão mais decididos a ir votar, 23% estão iguais, e 4% menos decididos.

O Datafolha também divulgou nesta quinta-feira (19) que 6% dos eleitores ainda estão indecisos sobre em quem votar no segundo turno.

Seis em cada dez eleitores (62%) dizem estar neste ano mais informados sobre as propostas dos candidatos a presidente do que há quatro anos. Outros 28% dizem estar iguais, e 9% menos informados.

Mais da metade (57%) também declarou que que nesta eleição está acompanhando mais as notícias sobre os candidatos que em 2018; 26% estão acompanhando igual e 16% estão acompanhando menos.

Preocupação com o resultado

Uma parcela de 49% do eleitorado está mais preocupada com os resultados da eleição presidencial deste ano do que há quatro anos; 27% estão iguais e 23% menos preocupados.

A parcela dos eleitores mais preocupados com os resultados da eleição é mais alta entre os eleitores de Bolsonaro (55%) do que os eleitores de Lula (44%).

Sobre o engajamento em fazer campanha para seu candidato, 32% declararam estar mais engajados na eleição deste ano, 47% estão iguais e 17% estão menos engajados.

O Datafolha também aponta que Lula tem 49% das intenções de voto no segundo turno, e Bolsonaro tem 45%.

A pesquisa entrevistou 2.912 pessoas, em 181 municípios, entre os dias 17 e 19 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-07340/2022.

(*Com informações do G1)