Notícias

Infraestrutura, Mobilidade, Saúde, Educação e Desenvolvimento – veja para onde vão as 15 emendas prioritárias da PB em 2023

A bancada federal paraibana definiu as pioridades que vão compor a lista das 15 emendas no Orçamento de 2023 a partir de sugestões do governo do estado e prefeituras. Entre as prioridades está o projeto ‘S.O.S. Triplicação BR-230’. O reforço vai ajudar a  destravar a obra na região metropolitana da Capital., iniciada em 2017. Ainda: o Hospital de Trauma do Sertão em cidade a ser definida e o Hospital da Criança, em Campina Grande,.

Para o coordenador da bancada, senador eleito Efraim Filho (União), as divisões políticas em razão das eleições devem ficar no passado e os interesses do população paraibana devem ser priorizados a partir de agora: “Passada a eleição, as disputas devem ficar para trás e a bandeira da Paraíba é que deve ficar em primeiro lugar na ordem de importância para a bancada federal”, disse.

As emendas de bancada devem chegar a R$ 300 milhões. O valor específico para cada uma das 15 iniciativas, no entanto, só será definido na apresentação final da proposta, marcada para a próxima segunda-feira (14).

Saúde, Educação, Infraestrutura e Mobilidade, Agricultura, Pesca e  Desenvolvimento Sustentável Regional receberão recursos. Veja para onde irão, prioritariamente, os investimentos:

Saúde: Hospital de Trauma do Sertão; Hospital da Criança e o Hospital Help, ambos em Campina Grande; Custeio de ações de atenção básica; Custeio de ações de média e alta complexidade para os municípios

Educação: UFPB, UFCG, UEPB e IFPB, com recursos destinados à modernização da infraestrutura dos centros universitários;

Infraestrutura e  Mobilidade: BR-230 entre João Pessoa e Cabedelo, com o projeto S.O.S. Triplicação; Construção do Arco Metropolitano que interliga a BR-230 e a BR-101, apresentado pelo Governo do Estado; Reforma e ampliação dos mercados públicos de João Pessoa, apresentado pela Prefeitura da Capital; Terceiro eixo da transposição do São Francisco, Ramal Piancó, que já conta com recursos do orçamento do ano anterior para o desenvolvimento do projeto;

Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Sustentável Regional: Aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas destinados ao Estado e aos municípios para estimular, principalemente, a agricultura familiar; Construção de uma escola modelo de embarcações, de acordo com importante arranjo produtivo local e vocação econômica da região litorânea de Cabedelo.