Datena defende Lula após declaração na COP27: “o mercado que se exploda”; veja vídeo
O apresentador Luiz Datena usou seu programa na TV Bandeirantes para defender a chamada Pec da Transição e o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foi uma resposta à reação negativa do mercado depois do discurso de Lula, na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27). Na ocasião, o petista admitiu a possibildiade de a bolsa de valores cair e o dólar aumentar por causa da proposta que fura o teto dos gastos para garantir o pagamento do Bolsa Família no valor de R$ 600 em 2023.
Disse Datena: “A bolsa caiu porque o Lula falou que vai romper o teto de gastos porque falou que vai dar pra pobre? Eu quero que o mercado se exploda!”
O que ocorre é que o objeto dos gastos é completamente diferente. A PEC é um remédio amargo para estancar uma crise gerada por uma manobra eleitoreira do atual governo, ou seja, é uma necessidade que se impõe em função do rombo de R$ 350 bilhões deixado por Bolsonaro e Paulo Guedes nas contas públicas por meio dos auxílios aprovados em período eleitoral sem previsão orçamentária, o que levou o país entrou a um de calamidade.
Veja o vídeo: