Notícias

Acusado de espalhar fake news, Cabo Gilberto tem Twitter reativado pelo TSE

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e relator do Inquérito das Fake News 4781 DF/2019 determinou a reativação das contas de sete deputados acusados de publicar fake news contra as urnas eletrônicas. Entre os beneficiado está o deputado federal eleito Cabo Gilberto Silva (PL-PB), que teve o perfil retido em 9 de novembro.

Moraes decidiu com base na solictação do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), de “reconsideração das decisões que determinaram a suspensão de perfis de Deputados Federais nas redes sociais, dada a relevância dessa forma de comunicação para o exercício pleno das atribuições do mandato parlamentar”.

Foram liberados ainda os perfis dos deputados federais bolsonaristas Major Vitor Hugo (PL-GO), Marcel Van Hattem (Novo-RS),   José Antônio dos Santos Medeiros (PL-MS) e Coronel Tadeu (PL-SP), e dos eleitos Nikolas Ferreira (PL-MG), Gustavo Gayer (PL-GO).

Moraes manteve a exclusão das fake news urnas e fixou multa de R$ 20 mil aos envolvidos “Na hipótese de reiteração de divulgação dos conteúdos indicados ou de publicação de outras mensagens atentatórias à Justiça Eleitoral e ao Estado Democrático de Direito, a qual poderá, inclusive, ser descontada diretamente dos vencimentos que os Deputados Federais e os eleitos recebam ou venham a receber da Câmara dos Deputados, mediante ofício desta CORTE ao Presidente da Casa Legislativa”, escreveu.