Brasil

Ensino técnico é a saída para o crescimento do Brasil, diz pesquisa

 

O ensino técnico desempenha um papel estratégico na economia, ao oferecer ao mercado profissionais capacitados, impulsionar a inovação, fortalecer a indústria e gerar empregos. É o que afirma a recente pesquisa “Potenciais efeitos macroeconômicos com a expansão da oferta pública de ensino médio técnico no Brasil”, realizada pelo Itaú Educação e Trabalho.
Os dados divulgados mostram que uma das saídas para o crescimento do Brasil é a expansão da educação técnica. De acordo com o levantamento, se o Brasil aumentasse a oferta dessa modalidade, o PIB (Produto Interno Bruto) subiria 2%.
“Os resultados evidenciam que investimentos na expansão da oferta de ensino médio técnico valem  ser considerados. Isso não apenas no Brasil, mas também em economias em desenvolvimento com baixa produtividade. Há um significativo potencial de resultar em benefícios para a sociedade, como a redução da desigualdade de renda e aumento do bem-estar em termos de consumo”, relata trecho da pesquisa.
A implantação de políticas públicas com educação técnica e a democratização do acesso dos jovens aos programas de formação profissional são alguns caminhos sugeridos pela pesquisa em questão.
Um dos maiores impulsionadores dessa modalidade no Brasil é a rede Grau Técnico. Como a maior rede de ensino técnico particular do país, o Grau Técnico é o carro-chefe do grupo Grau Educacional e oferece mais de 30 cursos nas áreas de saúde, tecnologia, indústria, gestão e negócios. A duração dos cursos varia de 18 a 24 meses, com aulas três vezes por semana.
Atualmente, o grupo conta com mais de 200 mil alunos em 130 unidades em todo o país – incluindo João Pessoa. Com mais de 10 anos de fundação, já foram mais de 100 mil alunos encaminhados para o mercado de trabalho. Além de cursos  com valores acessíveis para a população, a rede oferece bolsas de estudos anualmente.
Sobre o Grau Técnico – Maior rede de ensino técnico particular do país, o Grau Técnico é o carro-chefe do grupo Grau Educacional. Com 120 unidades, presente nas cinco regiões do País, o Grau Educacional oferece mais de 60 cursos nas áreas de saúde, tecnologia, indústria, gestão e negócios. Em João Pessoa, a unidade fica localizada na Avenida Princesa Isabel, 141, no Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, de 8h às 14h. Para mais informações, acesse o Instagram @grautecnicojp ou pelo telefone (83) 3221-2000.