Notícias

Conselho Curador define novo Superintendente da Funetec-PB: Rodrigo Barreto terá mandato de 4 anos

A Diretoria da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec-PB) encerra a semana com um passo importante na direção de uma gestão eficaz, eficiente, inovadora e orientada para resultados: a entrega do Relatório de Transição ao Conselho Curador, depois de meticulosa análise conduzida pelo gestor Daniel de Macedo em processo inciado na segunda quinzena de julho e pautado por critérios técnicos de governança, riscos e conformidade, como determinado pela Procuradoria Federal junto ao IFPB.

A conclusão da transição nesta sexta-feira (29) marcou também a aprovação pelo Conselho Curador do nome de Rodrigo Barreto como o novo Superintendente da Funetec-PB, e representa um passo significativo na promoção da educação, da tecnologia e da cultura por meio de uma agenda positiva, permeada pela integridade e focada na captação de projetos estratégicos.

Hoje a gente teve a oportunidade de fazer os agradecimentos ao Daniel de Macedo, o superintendente que vem nessa transição, trazendo aí um caminho muito importante para o crescimento, para o desenvolvimento de novos processos para a nossa Fundação, e recebendo agora com a aprovação dos conselheiros o nosso superintendente Rodrigo Barreto, que vem com um currículo muito bom também, dando novos rumos à Fundação”, afirmou a Reitora do IFPB e presidente do Conselho Curador, professora Mary Roberta.

A nova gestão terá como base o princípio da busca pela excelência, destacando a integridade, sustentabilidade e diversidade como pilares fundamentais de sua atuação. O objetivo é reposicionar a Fundação como uma referência em inovação, transparência e boas práticas, fortalecendo a confiança entre as instituições, a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.

Essa mudança de gestão finaliza um processo importante de transição pelo qual atravessamos e sobretudo consolida o novo momento, um momento pautado na integridade, na boa governança. Daqui pra frente a tendência é de resultados e uma gestão pautada nos princípios da transparência, da integridade e da boa governança”, disse o nosso Superintendente da Funetec-PB, Rodrigo Barreto.

A reunião do Conselho Curador também contou com a participação presencial do Superintendente Rodrigo Barreto e dos Conselheiros Maria José Batista (Pró-Reitora de Extensão e Cultura), José Albino Nunes (Pró-Reitor de Administração e Finanças), Silvana Cunha Costa (Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação), Rivânia de Sousa (Pró-Reitora de Assuntos Estudantis), Sabiniano Araújo Rodrigues (Colégio de Dirigentes do IFPB), Marileuza Fernandes de Lima e Mônica Montenegro de Oliveira.

Perfil

Rodrigo Barreto é servidor de carreira do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), com nove anos de carreira e trajetória profissional que o credencia para liderar a Funetec-PB nesta fase de desenvolvimento. Atualmente cursa o Doutorado em Administração Pública e Governo na Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP), e possui Mestrado em Gestão Pública e Cooperação Internacional pela Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência em Governança, Riscos e Compliance (GRC) e Inovação no Setor Público. Além disso, atua como professor voluntário na Universidade Federal da Paraíba e está envolvido em pesquisa no Centro de Estudos de Ética, Integridade e Boa Governança (CEEI) e no Laboratório de Inovação em Compras Públicas e Governo (LabGov). Ele também é co-autor do livro “Governança, Gestão de Riscos e Integridade”.

Novo Estatuto

Além de eleger Rodrigo Barreto como o novo superintendente da Funetec-PB, o Conselho Curador, que é formado por servidores do IFPB, iniciaram o processo de reforma estatutária da Fundação. Os conselheiros escolheram a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Rivânia de Sousa, como relatora da matéria que deverá será discutida e votada no dia 10 de outubro.