Notícias

Início da distribuição de vacinas contra dengue para municípios paraibanos: prioridade na imunização de crianças e adolescentes

Nesta quinta-feira (15), inicia-se a distribuição das vacinas contra a dengue aos municípios selecionados na Paraíba. A imunização será inicialmente direcionada a crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos.

Quatorze municípios foram identificados como prioritários para o início imediato da vacinação. Essa faixa etária foi escolhida devido ao elevado número de hospitalizações por dengue nesse grupo. O esquema vacinal consiste em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. As doses distribuídas serão destinadas à primeira fase do esquema recomendado.

Márcia Mayara, chefe do Núcleo de Imunizações da Secretaria de Saúde da Paraíba, explicou: “A vacina oferece proteção contra os sorotipos 1, 2, 3 e 4 do vírus Aedes aegypti, e na 1ª Região de Saúde iniciaremos a vacinação abrangendo todo o público da faixa etária de 10 a 14 anos. Os critérios para a escolha dos municípios foram baseados no tamanho da população, no número de casos de dengue nos últimos 10 anos e na incidência de dengue tipo 2 nessas localidades”.

É importante ressaltar que, se uma criança ou adolescente foi diagnosticado com dengue, é necessário aguardar seis meses antes de iniciar o esquema vacinal. O intervalo entre a aplicação da primeira e da segunda dose é de três meses.

Segue abaixo o lote de doses destinadas a cada município paraibano:

– João Pessoa: 21.938 doses
– Santa Rita: 4.577 doses
– Bayeux: 2.379 doses
– Cabedelo: 1.924 doses
– Sapé: 1.475 doses
– Conde: 905 doses
– Caaporã: 732 doses
– Alhandra: 688 doses
– Mari: 583 doses
– Pitimbu: 541 doses
– Cruz do Espírito Santo: 514 doses
– Lucena: 384 doses
– Sobrado: 252 doses
– Riachão do Poço: 145 doses

(Fonte: Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde)