Com mais de 60 anos de contribuições às artes cênicas, o renomado ator, dramaturgo e diretor paraibano, Fernando Teixeira, foi escolhido como homenageado na Semana do Audiovisual do Vale do Paraíba. O evento, resultado da fusão dos festivais Cine das Almas e Cine Paraíso, acontecerá de 11 a 16 de março, nas cidades de Itabaiana e Juripiranga, e promete enriquecer a cultura da sétima arte na região.
A iniciativa de unir os festivais e criar uma semana dedicada ao audiovisual foi concebida pelos organizadores Edglês Gonçalves e João Paulo Lima, do Cine das Almas e Cine Paraíso, respectivamente.
Fernando Teixeira, figura essencial na cena cultural paraibana, expressou emoção e gratidão por ser homenageado nesta edição especial, refletindo sobre sua jornada artística. Com humildade, ele compartilha a importância de não se considerar melhor por receber prêmios ou homenagens. “Na caminhada pela vida, a arte nem sempre é fácil, ou gloriosa, mas, em compensação, é uma jornada na qual você é quem determina para onde ir. Olhando pelo retrovisor, vejo além das intempéries, muitas coisas boas e lindas que se realizaram nessa caminhada, e ser homenageado em um projeto importante como a Semana do Audiovisual do Vale do Paraíba é uma delas”, destaca.
Escolhido para dar nome ao evento, Fernando destaca que esse reconhecimento é uma confirmação do que ele representa como ator de teatro, de cinema e diretor de teatro. “Estou orgulhoso”, emociona-se.
A fusão dos festivais é vista pelo homenageado como benéfica, trazendo rejuvenescimento ao projeto. “A quebra de continuidade, principalmente em projetos de longa duração, é bastante importante. É uma grande novidade e certamente trará respostas favoráveis”, acredita.
Com cerca de mil inscrições, a Semana do Audiovisual do Vale do Paraíba, Fernando Teixeira, abrange desde filmes nacionais até produções paraibanas. Para Fernando, a ausência de eventos acaba com a discussão circular e distancia novas discussões grupais, isolando o discurso fundamental sobre o cinema. “Os festivais são o ‘éter’ de quem faz cinema. Veja que representatividade tem a sua região e a resposta que é revigorar a estima da cidade e do povo”, acrescenta.
Trajetória artística inspiradora — Nascido em Conceição, na Paraíba, em 1942, Fernando Teixeira é considerado um dos nomes mais importantes da arte paraibana. Sua carreira abrange diversas produções teatrais, destacando-se em peças como “O Auto da Compadecida” e “Papa Rabo”. No cinema, participou de filmes notáveis como “Baixio das Bestas”. Com uma trajetória marcada por prêmios, Teixeira recebeu destaque no Festival Comunicurtas por sua atuação em “O Hóspede”.
Fundador do Grupo Bigorna, Teixeira moldou a cena teatral paraibana com produções como “Navalha na Carne”. Aos 81 anos, continua ativo, dirigindo e encenando espetáculos, incluindo “Esparrela”. Além disso, em 2013 foi homenageado com o livro “Fernando Peregrino — um perfil biográfico de Fernando Teixeira em 50 anos de palco”, onde Fernando teve sua trajetória retratada pelo dramaturgo Tarcísio Pereira. O professor de teatro da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Everaldo Vasconcelos, assinou o prefácio dessa edição.
Agradecido pelas homenagens, Fernando Teixeira destaca a importância de suas contribuições refletirem sua vida profissional de teatro, servindo como exemplo e inspiração para as gerações futuras. “Mantenho minha vida ativa, faço musculação, ando com o Negão — que é o meu cachorro —, jogo Paciência, leio mais ou menos e mantenho minha vida profissional de cinema. Viajo, filmo, amo um set e a possibilidade mais razoável para que eu ainda possa ensinar alguma coisa a alguém ou mesmo servir de exemplo é: vejam meus filmes”, conclui.
Serviço:
Semana do Audiovisual do Vale do Paraíba Fernando Teixeira
Cine das Almas/ Itabaiana: de 11 a 13 de março @cine.dasalmas
Cine Paraíba/ Juripiranga: de 14 a 16 de março @cineparaisofestival