Notícias

Momento histórico: IFPB empossa primeira mulher como Ouvidora Geral

Na manhã desta quinta-feira, 29 , o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) celebra um marco histórico em sua trajetória institucional. Pela primeira vez desde a criação da Ouvidoria, em  2002, uma mulher será empossada como Ouvidora Geral. Edezilda Regina Sales Alves foi democraticamente eleita para um mandato de três anos e assume o cargo com a responsabilidade de representar não apenas a comunidade acadêmica, mas também liderar uma nova era de escuta e resolução de demandas no IFPB. Sua eleição marca um avanço significativo na promoção da equidade de gênero dentro da instituição e reforça o compromisso com a diversidade e a inclusão.

A cerimônia será no Auditório da Reitoria, na Casa Rosada, em Jaguaribe, terá início às 8h30 da manhã com a apresentação do grupo vocal do IFPB, formado por alunos e docentes do Curso Técnico Integrado em instrumento musical do Campus João Pessoa, e contará com a presença da Reitora Mary Roberta e outras autoridades. Além da posse da Ouvidora Geral, ouvidores setorias serão designidados. No evento haverá ainda uma mesa redonda conduzida  pelo superintendente da Funetec, a Fundação de Apoio ao IFPB, Rodrigo Barreto.

No turno da tarde, o IFPB promoverá oficinas de capacitação. A Procuradora Diana Azin ministrará um curso sobre Assédio Moral e Sexual no Trabalho e no Ambiente Educacional, direcionado aos Gestores Estratégicos do IFPB, das 13h30 às 16h00, també no Auditório da Reitoria. Esta iniciativa reforça o compromisso da instituição em criar ambientes de trabalho seguros e saudáveis, livres de qualquer forma de assédio ou discriminação.

Foto: Divulgação

Simultaneamente, os Ouvidores Gerais e setoriais do IFPB participarão de um curso de Capacitação com o Auditor da Controladoria Geral da União (CGU), Walber Silva, das 14h às 17h, na Sala de Reuniões da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG). Esta capacitação visa fortalecer os mecanismos de controle e transparência na gestão pública, promovendo uma cultura de integridade e accountability no âmbito do IFPB.

Perfil 

Edezilda Regina Sales Alves é  jornalista, arquivista e servidora do IFPB desde 2014.  Deixa a Pro-Reitoria de Ensino para assumir a Ouvidoria Geral.