Eleições UFPB: Comissão de Ética manda retirar conteúdo de chapa encabeçada por atual reitor; Valdiney reclama
A Comissão de Ética responsável pela consulta prévia para a eleição do reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) analisou uma denúncia apresentada pela Chapa 1 “Inovação com Inclusão”, de Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega, contra a Chapa 3 “Avança, UFPB!”, liderada por Valdiney Gouveia (atual reitor) e Rita Pereira. A queixa, feita nesta terça-feira (23), acusava a Chapa 3 de violação de direitos de imagem e de conduta inadequada na promoção da campanha.
O incidente que motivou a denúncia ocorreu após a divulgação de um vídeo em que apoiadores da Chapa 1 aparecem descendo do ônibus circular da UFPB. A legenda do vídeo causou polêmica, pois a Chapa 3 sugeria que houve uso indevido do transporte público pelos apoiadores da Chapa 1.
A Comissão de Ética, após analisar o caso, ordenou que a Chapa 3 removesse imediatamente o vídeo de suas redes sociais, considerando a legenda como potencialmente ofensiva.
Outros dois pedidos da Chapa 1 foram negados: o de uma advertência pública à Chapa 3 e encaminhamento da denúncia para uma comissão especial. Um porque não foi constatada reincidência e outro porque a Comissão de Ética considerou que era sua responsabilidade emitir parecer sobre o caso.
Após a decisão, Valdiney Gouveia, reagiu à determinação da Comissão de Ética. Ao Portal WSCOM: ele afirmou: “A que ponto chegamos! Usam ônibus público em campanha e sou culpado por falar a verdade”.