Vereador pede revitalização do Teatro Municipal Ednaldo do Egypto
Na sessão ordinária desta quinta-feira (13), o vereador Milanez Neto (MDB) fez um apelo aos gestores da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) para revitalizarem o Teatro Municipal Ednaldo do Egypto, em Manaíra. Na tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), o parlamentar ainda ressaltou a importância do trabalho da oposição na Casa.
“Destinei R$ 135 mil em Emendas Cidadãs para a desapropriação do prédio do único teatro municipal de João Pessoa, o Teatro Ednaldo do Egypto. Estive lá ontem à tarde, e me impressionou a situação em que aquele equipamento de cultura da nossa cidade se encontra. Pudemos verificar o caos em que está o Teatro. Faltam rebocos nas paredes e as cadeiras estão sendo retiradas de lá. Isso é uma coisa que me entristece muito, pois naquele teatro tem crianças estudando todos os dias. Lá é um lugar para o desenvolvimento intelectual desses jovens. Faço um apelo à sensibilidade da secretária de Educação e Cultura, América Castro, e também para o gestor da Funjope, Marcus Alves, para que tenham um olhar sensível voltado para esse teatro”, ensejou o vereador.
Para ele, não se pode permitir o fechamento de um equipamento tão importante para a cultura da capital paraibana, onde diversos jovens buscam seu desenvolvimento intelectual. “Precisamos de um olhar mais zeloso para aquele teatro. Cada um de nós, parlamentar, pode destinar Emendas Impositivas para a restauração e a manutenção do Teatro Ednaldo do Egypto, seja para equipamentos, ou até para a distribuição de lanches para as crianças que freqüentam ali, para fazer arte e cultura. Lá já existe a doação de 10% das bilheterias, que são revertidas para que os moradores do Bairro São José participem dos eventos gratuitamente. Enquanto aqui estiver, estarei em defesa da cultura e das artes desta cidade, sempre lutando para que nossa cultura nunca morra”, asseverou.
Oposição = Zelo e Cuidado
Outro tema abordado pelo vereador foi o trabalho que desenvolvido pela bancada de oposição da Casa. “Vou repetir o que já foi dito: nossa bancada não é de oposição, mas sim de cuidar e zelar pela cidade de João Pessoa. Trabalhamos pelas melhorias da nossa cidade, como votamos hoje, favoravelmente à Medida Provisória de doação de terrenos para construção de unidades habitacionais. Aprovaremos matérias que venham claras e em prol da nossa população. Não poderíamos votar favorável a uma matéria que regularizava o errado nas construções de nossa cidade”, arguiu o vereador, alegando que votou contra uma matéria do vereador Durval Ferreira (PL), na Comissão de Políticas Públicas (CPP), por acreditar ser algo desfavorável para a cidade.
“Nossa intenção é fazer uma oposição responsável e às claras nesta Casa. Preciso registrar a coragem que teve o vereador Durval Ferreira ao retirar a tramitação de sua matéria, que seria negativa para nossa Casa e para nossa cidade”, argumentou.
Apartes
O vereador Marcos Henriques (PT) ressaltou a importância de fazer com que prevaleça uma efetiva atenção à cultura da cidade. “Fizemos uma audiência pública sobre a situação do Teatro Ednaldo do Egypto e vimos a preocupação da população com o tema. Acredito que com as emendas de Vossa Excelência e do senador Veneziano Vital do Rego, a Prefeitura de João Pessoa possa comprar e reformar o Teatro”, destacou.
O vereador Coronel Sobreira (Novo) destacou que não sabia que o Teatro estava sobre responsabilidade da municipalidade, e sugeriu que, pela sua localização geográfica, o Teatro seja utilizado como ferramenta social para levar os jovens a desenvolverem seus potenciais culturais e, quem sabe descobrir talentos artísticos.