Opinião

O primeiro confronto

*Por Lúcio Flávio Vasconcelos

A TV Arapuan saiu na frente e realizou o primeiro debate entre os candidatos a prefeito da capital paraibana. Os quatro postulantes, Luciano Cartaxo (PT), Cícero Lucena (PP), Ruy Carneiro (Podemos) e Marcelo Queiroga (PL) se digladiaram por quase duas horas.

O formato do programa foi excelente. O embate direto entre eles serviu para que os candidatos e seus assessores medissem o pulso dos seus adversários, seus pontos fortes e, principalmente, suas fragilidades.

Cícero, atual prefeito, foi o alvo preferencial dos ataques. As perguntas centraram fogo na ausência de obras realizadas pelo atual mandatário. Tanto Ruy quanto Luciano denunciaram que Cícero, nos três anos e meio da atual gestão, não construiu nenhuma escola, creche, mercado público ou UPA. Diante das constatações, Cícero ficou acuado, sem respostas consistentes.

De todos os candidatos, aquele com menos preparo para participar de debates é, sem dúvida, Marcelo Queiroga (PL). Com propostas generalistas e ausência de análises precisas dos problemas que afligem a capital, Queiroga se apega ao seu único trunfo político: ser apadrinhado por Jair Bolsonaro.

Dependendo do primeiro embate, inegavelmente a disputa eleitoral será entre Cícero Lucena e Luciano Cartaxo. Ambos, com larga experiência política e administrativa, polarizaram o confronto, mediram força e afiaram suas críticas.

O dia 6 de outubro está se aproximando. Caberá aos eleitores decidirem se preferem a continuidade da atual gestão ou o retorno do modelo administrativo desenvolvido por Luciano Cartaxo quando esteve à frente da prefeitura.

*Lúcio Flávio Vasconcelos é colunista do Política por Elas