Deputados se preparam para escolher novos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado
O conselheiro Arthur Cunha Lima teve sua aposentadoria compulsória marcada para o dia 19 de dezembro de 2024. E o conselheiro Fernando Rodrigues Catão também se aposentará por compulsão em outubro de 2025.
Esta semana, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, se reuniu com conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) para discutir mudanças na composição da Corte.
O atual presidente do TCE-PB, Nominando Diniz, também já anunciou que antecipará sua própria aposentadoria para o final do próximo ano. Com essas mudanças, os deputados estaduais da atual legislatura terão a oportunidade de indicar três novos conselheiros para o Tribunal de Contas, no intervalo de um ano.
Essas aposentadorias e as futuras indicações devem provocar novas articulações políticas, já que as nomeações para o TCE-PB são uma das prerrogativas importantes da Assembleia Legislativa.
Vale questionar se o peso dessas indicações pode desequilibrar as análises das contas e a fiscalização dos gastos dos municípios paraibanos, tendo em vista que são todos envolvidos no cenário político local.