Presidente do TRE reúne juízes eleitorais na próxima terça-feira
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral deve reunir na próxima terça feira, 20 de outubro, todos os juízes eleitorais da paraíba, inclusive com a presença do corregedor eleitoral desembargador Joás de Brito Pereira Filho, para debater e orientar os juízes sobre procedimentos durante a campanha eleitoral. O presidente do TRE, o desembargador José Ricardo Porto, tem demonstrado preocupação com o fato da paraíba ter se apresentado em bandeira vermelha, para casos da covid 19, esta semana.
José Ricardo Porto explicou que a corte eleitoral, tem se respaldado em notas técnicas da Secretaria de Saúde Estadual e com base nisto, vem deliberando a suspensão de atos de campanha. Já foram suspensas as realizações de alguns atos de campanha como comícios, caminhadas e passeatas.
O desembargador demonstrou preocupação com retorno para a bandeira vermelha, segundo o desembargador, “mesmo diante dos insistentes alertas, as pessoas estão desobedecendo, de forma ostensiva e expressiva, as recomendações sanitárias”. O desembargador chamou de insensatez atos que vem contribuindo para o aumento dos numeros da covid 19 aqui no estado.
O primeiro entendiemnto sobre o fim desse tipo de evento, foi concebido em uma primeira mão, na cidade de alhandra. Logo após, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) decidiu proibir a realização de comícios, passeatas e carreatas de candidatos nas eleições de 2020, em virtude da pandemia da Covid-19, por 4 votos a 3.
Segundo entendimento recente do pleno dono TRE, a suspensão de atos de campanha que promovem aglomerações, busca a preservação da saúde da população.