Notícias, Paraíba

Detran -PB: documento de compra e venda de veículo agora é digital

O documento físico foi substituído pela versão digital. Agora, o Detran da Paraíba não vai mais imprimir o Certificado de registro veicular (CRV) em papel moeda. O documento vai ficar disponível apenas no aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou no portal do Denatran. A medida faz parte do processo de modernização do órgão que já havia implantado, em cumprimento à Lei 13.281/2016, o Certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV) eletrônico.
Os documentos digitais terão o mesmo valor dos impressos, mas, de acordo com o Detran-PB, quem preferir, pode imprimi-los em papel comum: “a partir de agora, o proprietário dispondo das informações e do código de acesso do veículo vai poder emitir os dois documentos juntos, em papel A4 e com QR Code, na comodidade da sua residência ou local adequado”.
O processo eletrônico também vale para para emissão da Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV), o documento de compra e venda do veículo. “No caso de transferência de veículo em situação de compra e venda, o proprietário (vendedor) deve solicitar ao Detran-PB a emissão da Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV), antigo DUT, informando os dados do comprador, sendo o documento emitido com as informações e um QR Code de segurança para validar a sua autenticidade. A partir daí, o procedimento segue a forma antiga para efetivação da compra e transferência do carro ou moto.” 
Para quem já tem o ATPV em papel-moeda, nada muda: “aqueles que possuem o documento de registro e a autorização para transferência de propriedade em papel-moeda e foram registrados antes de 2021 vão seguir o procedimento antigo, ou seja, preenche o verso do documento com os dados do comprador, reconhece firma no cartório e, por fim, o comprador vai ao órgão fazer vistoria do veículo e efetivar a transferência.