Notícias, Política

“Que unidade queremos?” Seminários reúne partidos e movimentos sociais

Na noite do dia 31 de março de 2021, por meio de plataforma digital, mais de 150 pessoas, das mais variadas regiões da Paraíba e de diferentes movimentos sociais, atenderam ao chamado da esquerda paraibana e participaram do Seminário “Que Unidade Queremos?”. Além de PSOL, PT, PCdoB, PSB e UP, partidos políticos que convocaram a atividade, participaram Rede e PV. O PDT justificou a ausência, mas ficou de participara da próxima reunião entre os partidos que acontecerá em 07 de abril, próxima quarta-feira, às 19h.

Após a saudação inicial dos partidos que assinaram a convocatória do Seminário, o representante do Fórum Pró-Campina, Roberto Jeferson, fez um relato de como ocorreu o debate da unidade em Campina Grande, onde os partidos estruturam ações concretas na luta por direitos e construíram vários pontos programáticos comuns que foram apresentados por duas candidaturas da esquerda na cidade nas eleições de 2020.

O evento durou duas horas e meia com análises e proposições realizadas por meio de intervenções por vídeo e do chat da sala. A coordenação dos trabalhos ficou por conta de Jackson Macedo (PT) e Tárcio Teixeira (PSOL), já a sistematização será estruturada por representantes dos gabinetes das Deputadas Estaduais Cida Ramos e Estela Bezerra.

Foram muitas as propostas apresentadas como a realização de atividades descentralizadas por regiões, atividades de formação, seminários mensais que contribuam para elaboração de um programa para Paraíba, ações de solidariedade, luta por vacina para todas e todos, maior participação e ocupação dos espaços por mulheres, negritude e juventude e, de forma unânime, avançar na consolidação de uma unidade popular para derrotar o bolsonarismo na Paraíba. Essas e outras tantas propostas que estarão na sistematização do Seminário serão debatidas na próxima reunião entre os partidos políticos.

Texto: Tárcio Teixeira/Presidente do PSOL