Indas e vindas da política. Fatos em pontos
Ausência premeditada?
Bastante notada e repercutida a ausência da secretária estadual de Articulação e Desenvolvimento Social, Ana Cláudia Vital em reunião, no Palácio da Redenção, em João Pessoa, com os deputados estaduais que integram a bancada governista na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Secretários da gestão estadual foram convocados e a maioria participou do encontro. Ana Cláudia é esposa do senador Veneziano Vitral do Rêgo e não está muito bem na relação com João Azevêdo. A gota d’água foi uma cerimômia ocorrida em campina Grande, cidade da secretária, quando Ana Cláudia não foi chamada para a mesa de honra. Chateada, deixou o local e foi embora do evento. De ausência em ausência ela dá o recado. João Azevêdo ainda se faz de desentendido na situação. De certo, não será ele quem vai pedir que ela saia.
Vento em popa
A relação com o legislativo paraibano está de ‘vento em popa’. Apesar de não ser praxe, nos últimos tempos, a reunião serviu para discutir alinhamento da gestão e novos programas do governo que deverão ser enviados para aprovação AL. A reunião contou com a presença de 22, dos 24 apoiadores de João, na Assembleia Legislativa da Paraíba.
Ana Cláudia no MDB?
Depois de classificar como “deselegante” o gesto de João com a esposa, Veneziano Vital do Rêgo, que é presidente estadual do MDB, Veneziano Vital de Rêgo, convocou os filiados da sigla para uma reunião, na sexta-feira (22), às 10h, na sede do partido, para discutir assuntos relacionados à legenda.
Nos bastidores, a informação é que Veneziano vai anunciar a filiação de Ana Cláudia ao MDB. Ela é filiada ao Podemos.
Sai um entra outro
Enquanto isso, as relações do clã Ribeiro estão se estreitando com o Governador João Azevêdo. E quem fica cada vez mais próximo de estar na chapa majoritária com o Cidadania é o deputado federal Agnaldo Ribeiro (PP). Poderia haver então a chapa João/Agnaldo? Daniella Ribeiro, que é senadora já adinatou que é mais aliada do que os Vital.
Sonho de consumo
Entre os aliados do senador, o rompimento com o governador João Azevêdo (Cidadania) é questão de tempo. O deputado governista Hervázio Bezerra classificou Vené como ‘sonho de consumo da oposição’. “Não tem nenhuma criança nesse processo e todos sabem que a estratégia da oposição, já que não tem quadros, nomes, ter o candidato de sonho de consumo da oposição que é Veneziano, agora se ele vai topar ou não é outra história”, afirmou o deputado estadual.
Menos uma mulher na disputa
A deputada federal, Edna Henrique (PSDB-PB) não vai mesmo concorrer a uma vaga na Câmara Federal. Agora, declarou apoio à reeleição do deputado federal, Hugo Motta, presidente do Republicanos da Paraíba.
Edna ainda está abalada com a morte do deputado estadual, João Henrique, vítima da covid-19.
Ela sai e pretende que o filho, Michel Henrique consiga ocupar a cadeira do pai na AL. Lideranças do PSDB já adiantam que Edna volta em 2024 para concorrer à prefeitura de Monteiro. Ednao não deveria destinar seus botos ao PSDB? partido que integra? Quem perde é o PSDB Mulher.
Terceira Via
Falando em PSDB, o governador de São Paulo, João Dória, vai ser recebido na próxima sexta-feira por lideranças da legenda e deve contar com o maior número de apoiadores na Paraíba. A disputa por aqui, está prioritariamente entre Dória e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. E a divisão fica entre o presidente estadual da legenda, deputado federal, Pedro Cunha Lima, que tem simpatia por Leite e o presidente municipal, o deputado federal Ruy Carneiro, que já se antecipou em apoio Dória.
Em visita à Paraíba, em agosto, Leite se utilizou de muitas delongas e pouca intimidade com as questões locais. Apesar disso, trouxe um olhar jovem sobre a política e demonstrou querer fazer diferente. Dória, esperto, no trato com eleitor e com o povo deve demonstrar mais intimidade com os correligionários. esperemos. O PSDB tem vendido a ideia de ser a terceira via para o Brasil.
Terceira Via da terceira via
Até o momento não há data para vinda o terceiro candidato, Arthur Virgílio. As prévias da legenda acontecem dia 21 de novembro, quando os tucanos irão escolher o próximo candidato à Presidência da República.