Notícias

Pesquisa aponta queda na diferença entre Lula e Bolsonaro. Mas 12% não votam em nenhum dos dois para presidente

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) começa a sentir os reflexos do silêncio e da ‘trégua’ na guerra levantada com as instituições. Pesquisa PoderData realizada de 25 a 27 de outubro mostra que diminuiu a diferença de pontos entre Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Outro dado importante é que 12% dos eleitores não votariam de jeito nenhum nem em Lula (PT) nem em Jair Bolsonaro (sem partido). A taxa variou 3 pontos percentuais para cima em relação ao último levantamento. É o mesmo percentual registrado em meados de março.

E num eventual segundo turno, Lula teria 52% dos votos, contra 37% de Bolsonaro. A  distância de 15 pontos percentuais. Na última rodada, de 29 de setembro, os percentuais  eram de 56% a 33% em favor do ex-presidente (diferença de 23 p.p.).  Já em agosto, Lula estava 25 pontos à frente, com 55% a 30% contra Bolsonaro.

A pesquisa foi realizada por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 2.500 entrevistas em 420 municípios nas 27 unidades da Federação de 25 a 27 de outubro de 2021. Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.