Brasil, Notícias, Saúde

Vacina contra a Covid-19: Saúde anuncia 3ª dose para população com mais de 18 anos

Toda a população com mais de 18 anos vai poder tomar a dose de reforço da vacina contra a covid-19 após cinco meses da aplicação da segunda dose. A redução do intervalo entre a segunda e a terceira dose vale também para os grupos já beneficiados: idosos, imunossuprimidos e profissionais de saúde.

O anuncio foi feito nesta terça-feira (16) pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. “Agora, graças a informações que temos advindas de estudo científicos e de efetividade, decidimos ampliar a dose de reforço para todas aquelas pessoas acima de 18 anos que tenham tomado a segunda dose há mais de cinco meses”, afirmou Queiroga.

De acordo com o ministro, o governo federal tem doses suficientes para distribuir aos Estados e municípios para garantir  a dose de reforço nas pessoas com mais de 18 anos. A definição do calendário para aplicação e divisão de faixas etárias, no entanto, ficará a critério dos estados e municípios.

Queiroga anunciou ainda uma campanha de megavacinação para aplicação da segunda dose e da dose de reforço dos dias 20 a 26 de novembro. De acordo com dados divulgados pelo Ministério, mais de 21 milhões de pessoas não completaram o ciclo vacinal.

Em nota, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa),  principal órgão regulador da saúde no Brasil, informou que “não foi consultada sobre a ampliação da dose de reforço para todas as pessoas maiores de 18 anos” e que apenas a Pfizer solicitou a mudança no esquema vacinal previsto na bula. A Anvisa afirmou também que “vem discutindo com todas as empresas desenvolvedoras e instituições sobre as ações de monitoramento e sobre os estudos clínicos para a confirmar a eficácia e segurança da dose de reforço das vacinas aplicadas no Brasil”.