Covid-19, Notícias

Apesar de não fazer treinamento com equipe de imunização, prefeito de Lucena diz que “Não precisava ser da área da saúde para saber que não podia aplicar vacina em crianças”

Em depoimento ao Ministério Público Federal, o prefeito da cidade de Lucena, Leomax Costa Bandeira (Solidariedade) disse que ” não precisava ser da área da saúde para saber que não poderia vacinar crianças”.

O prefeito ainda disse que assim que souber da falha, instaurou inquérito administrativo para apurar as circunstâncias da vacinação irregular.

E afirmou ainda que não havia participado ativamente do processo de vacinação, que o planejamento havia sido feito pela secretaria de saúde do município, que era chefiada pelo secretário Antônio Paulo, exonerado do cargo na última segunda-feira.

O MPF apura a responsabilidade individual da pessoa que aplicou os imunizantes, como também a eventual responsabilidade da gestão pública. Os órgãos ministeriais ressaltam que o problema foi um caso isolado, que está sendo devidamente acompanhado, e que a vacinação de crianças é apontada por especialistas e pelo Ministério da Saúde como uma forma segura para evitar complicações e mortes por covid-19. Dando continuidade à investigação, será feita uma reunião no município, nesta terça-feira (18).

Confira o depoimento